Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Influenciador estava dentro da viatura, usando colete da PM, e gravou perseguições que divulgou no seu canal no YouTube; SSP apura as circunstâncias
Continua depois da publicidade
Youtuber embarcado na viatura da PM em ocorrência | Reprodução/Youtube
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está investigando a participação de um youtuber americano que filmou ações da Polícia Militar em favelas da zona norte de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O influenciador Gen Kimura estava dentro de uma viatura da PM, usando um colete da corporação, e documentou toda a operação. Ele divulgou as imagens em seu canal no YouTube.
Segundo a SSP, a prática é proibida e não foi autorizada pelo comando da PM.
“Toda a dinâmica mostrada nas imagens, envolvendo um civil em práticas exclusivamente militares, não é permitida e fará parte das investigações”, afirmou a Secretaria.
Continua depois da publicidade
Nas imagens, Kimura narra as perseguições feitas pelos policiais e comenta sobre as ações da polícia nas comunidades.
"Esse sou eu numa perseguição policial no país mais mortal do mundo", diz o influenciador no vídeo. Ele também descreve como os policiais revistam pessoas e casas, afirmando que, embora não tenham encontrado nada suspeito, os agentes continuaram as revistas.
Youtuber americano usando o colete da PM reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
Durante uma das conversas capturadas no vídeo, um policial afirma que eles comemoram a morte de criminosos "com cigarro e bebidas". Quando questionado se a celebração é feita com todo o batalhão, ele responde que a comemoração é apenas com o pelotão, comparando-o a uma família.
Em nota, a SSP informou que essa declaração “não condiz com as práticas adotadas pelas forças de segurança do Estado” e que uma sindicância foi instaurada para apurar todas as circunstâncias e tomar as providências necessárias.
A secretaria também reiterou que as polícias paulistas são continuamente treinadas para agir dentro da lei e que excessos e desvios não são tolerados, sendo punidos com rigor.
Continua depois da publicidade
Além das operações da PM, o youtuber também acompanhou o trabalho das polícias científica e técnica, tendo acesso a cenas de um crime com vítimas. A reportagem contou com informações do portal G1.
*Texto sob revisão de Lara Madeira
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade