A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vira-lata é adotado e se torna 1º 'cão hospitalar' da rede municipal da saúde de SP

Sem raça definida, de porte médio e com menos de dois anos, animal recebeu até um crachá funcional e adestramento específico para a função

Leonardo Sandre

20/12/2023 às 18:07  atualizado em 20/12/2023 às 18:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cão Ademar no Hospital Dia Cidade Ademar, Zona Sul de SP

Cão Ademar no Hospital Dia Cidade Ademar, Zona Sul de SP | Divulgação/Secretaria Municipal da Saúde

Os funcionários do Hospital Dia Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista, ganharam um novo companheiro de trabalho que provavelmente irá animar o dia de todos, além de ajudar no atendimento aos pacientes: o cão Ademar.

Continua depois da publicidade

Sem raça definida, de porte médio e com menos de dois anos, o animal se tornou o primeiro cachorro hospitalar da rede municipal de saúde recebendo até mesmo um crachá funcional e adestramento específico para a função.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, Ademar ficava na frente do hospital e recebia cuidados informais da equipe, até que foi adotado oficialmente em janeiro deste ano. Foi então que surgiu a ideia de que ele ajudasse os funcionários na busca pelo atendimento mais humanizado.

"O Ademar apareceu aqui filhotinho e resolvemos adotá-lo e adestrá-lo para que pudesse interagir com pacientes e colaboradores. Os funcionários se apaixonaram e foi um pedido de todos. E isso vem dentro de um conceito de cuidado centrado no paciente, de melhorar a experiência do paciente na instituição", afirmou o médico Ronald Maia Filho, gestor do Hospital Dia.

Continua depois da publicidade

"Então, Ademar traz um efeito benéfico tanto para os pacientes quanto para os colaboradores. Ele traz imagens que remetem à infância, bem-estar, ao nosso lar. Isso dá um significado. Ele é a primeira 'pessoa' que encontramos ao chegar e a última que encontramos ao sair".

O hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde e foi pioneiro ao estabelecer a função de cão hospitalar, segundo informou a Secretaria da Saúde.

"Faz uma diferença enorme para os pacientes e colaboradores. É visível como ele transforma o ambiente hospitalar, que é um ambiente de estresse. Conseguimos humanizar o ambiente e isso é muito benéfico para os colaboradores e pacientes".

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Adestramento

Ademar foi adestrado por cerca de oito meses pelo instrutor Dalton Gameleira. Após esse período, elefoi considerado apto para a função e desde agosto faz visitas ao ambulatório durante o dia. Já no período da noite fica no estacionamento.

Continua depois da publicidade

"Ele é muito dócil e isso é bem importante para trazer um cachorro para o hospital. Primeiro passo é que seja um cachorro bem dócil e a partir daí ele é adestrado. Inicialmente ele está fazendo interação ambulatorial. Mas em breve terá a interação no ambiente de internação", explicou o médico.

Ainda segundo informações do gestor, houve um cuidado para que Ademar fosse vacinado e pudesse circular entre os pacientes.

"Existe todo um cuidado da comissão de controle hospitalar, porque ele tem que ser vacinado, tem a vermifugação, as consultas periódicas e adestramento. Tudo feito com muito cuidado mesmo".

Continua depois da publicidade

Cinoterapia aprovada por lei

O projeto com o cão Ademar recebeu todas as autorizações necessárias da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e do INTS para que seja implantado como prática reconhecida e segura em hospitais, informou a Secretaria Municipal da Saúde.

A cinoterapia, como é chamada a terapia com cães, é prevista pela lei municipal nº 16.827/2018 e uma prática adotada também no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), que atende a funcionários da prefeitura e familiares.

Continua depois da publicidade

*Assistente de redação, sob supervisão

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados