A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

ViaQuatro solicita licença da Cetesb para extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

Estação de Taboão da Serra será construída no terreno da antiga Niasi, no Parque Santos Dumont e no terreno da extinta concessionária Sorana Sul

Matheus Herbert

25/05/2024 às 21:00  atualizado em 25/05/2024 às 21:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Sondagens de solo para obras de construção do Metrô de Taboão da Serra já começaram

Sondagens de solo para obras de construção do Metrô de Taboão da Serra já começaram | PETTERSON COSTA/SECOM/PMTS

A concessionária ViaQuatro, responsável pela operação da Linha 4-Amarela do Metrô, solicitou o pedido de licença prévia para a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a construção da estação em Taboão da Serra. O município da Grande São Paulo terá uma extensão da Linha-Amarela.  

Continua depois da publicidade

A nova estação será construída no terreno da antiga Niasi, no Parque Santos Dumont e no terreno da extinta concessionária Sorana Sul, que fica ao lado.

Licença vai contemplar duas novas estações 

A licença irá contemplar as duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste de São Paulo, e Taboão da Serra. O projeto executivo está sendo desenvolvido pela concessionária ViaQuatro, atual operadora da linha 4-Amarela.

As novas estações devem adicionar 3,3 quilômetros à linha, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia. De acordo com o Governo do Estado, a Secretaria de Parcerias em Investimento (SPI), para concluir as obras das duas novas estações — Chácara do Jockey e Taboão da Serra –, serão investidos previamente mais de R$ 3 bilhões.

Continua depois da publicidade

Linha 4-Amarela conta com 11 estações   

Atualmente, a Linha 4-Amarela opera em 12,8 km de extensão com 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Com a expansão, ela ganhará mais 3,3 km, totalizando 16,1 km. A previsão é de que as obras comecem em dezembro deste ano e as operações iniciem em 2028.

A extensão faz parte da promessa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante as eleições de 2022, que previa estender a rede metroviária para a região sudoeste da Capital. O texto conta com informações do "Portal O Taboanense". 

Continua depois da publicidade

A ligação entre o município de Taboão da Serra e o centro de São Paulo será reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região. A implementação das duas novas estações vai atender mais de 80 mil novos usuários por dia.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados