A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 12 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Vereadores de SP aprovam 'Dia do Cannoli da Mooca' para celebrar doce

Projeto de Rinaldi Digilio quer exaltar doce de origem italiana que se popularizou em São Paulo a partir do bairro da Mooca

Bruno Hoffmann

23/08/2023 às 19:22  atualizado em 23/08/2023 às 19:28

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os cannoli surgiram na Itália e se popularizam em São Paulo a partir do bairro da Mooca

Os cannoli surgiram na Itália e se popularizam em São Paulo a partir do bairro da Mooca | Divulgação

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira de forma definitiva o Dia do Cannoli da Mooca. A nova data comemorativa para celebrar o doce de origem italiana do bairro da zona leste da Capital deve ser celebrada anualmente no dia 21 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

"Esse doce veio de gerações para gerações desde os imigrantes italianos", celebrou Rinaldi Digilio, autor da proposta, pelas redes sociais. Segundo ele, os moradores da Mooca pediram para que o projeto fosse apresentado na Casa.

De acordo com o texto da lei, a sobremesa se originou nas regiões italianas de Palermo e Messina, e era feito historicamente durante as festividades do carnevale italiano, como um símbolo de fertilidade.

O cannoli (que originalmente se escreve cannolo, sendo cannoli a versão no plural) também é popular no estádio da rua Javari, se tornando nas últimas décadas como um símbolo das partidas do Juventus no campo de futebol da Mooca.

Continua depois da publicidade

“Por ser um bairro de predominância de imigrantes italiano, não falta em seus restaurantes e bares a famosa sobremesa. Um dos Cannolis mais conhecido é o da rua Javari vendidos em dias de jogos do tradicional Clube Atlético Juventus, o moleque travesso, uma atração turística da nossa cidade”, defendeu o texto do projeto.

A receita original consiste em uma massa doce frita, em formato de tubo, recheada com um creme de ricota. Com o tempo, porém, surgiram variações que incluem chocolate e pistache, entre outras.

Agora, o projeto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB), e vai virar lei caso receba a aprovação da gestão municipal.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados