Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeito anunciou sorteio de 5 mil alvarás para taxistas na cidade de São Paulo; regras do sorteio serão reveladas nos próximos dias
Continua depois da publicidade
Táxis na cidade de São Paulo | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A Prefeitura de São Paulo vai abrir sorteio para 5 mil novos alvarás de táxi na capital paulista. Os taxistas com mais tempo de profissão, mulheres, condutores com deficiência e profissionais que usam carros elétricos ou híbridos terão prioridade.
Continua depois da publicidade
A última vez que a gestão municipal havia aberto sorteio de alvarás para taxistas tinha sido em 2015, com os táxis pretos.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), durante evento com representantes da categoria, e será oficializado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira. Depois, será divulgado um edital contendo todas as informações e regras do sorteio.
“Acabei de assinar um decreto que aumenta em mais 5 mil os alvarás para os táxis de São Paulo", confirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem da Gazeta, a ordem de prioridades dos cinco mil alvarás será distribuída dessa forma:
- 1.500 alvarás para quem tem mais tempo de táxi
- 1.500 alvarás para as mulheres
- 1.500 alvarás para quem tem veículos híbridos ou elétricos
- 500 alvarás para motoristas com deficiência
Caso essa cota não seja preenchida, ela volta para o pote final que vai fazer um sorteiro geral.
Continua depois da publicidade
Pressão deu resultado
O vereador Adilson Amadeu (União Brasil), defensor histórico da classe dos taxistas, pressionava a gestão municipal há algum tempo para que a medida fosse tomada, e participou da reunião em que houve o anúncio, nesta terça-feira.
"Há tempos, essa discussão era motivada pela categoria e, há algumas semanas, solicitamos um estudo junto ao Departamento de Transportes Públicos para verificar a possibilidade deste novo sorteio em relação às permissões que foram depositadas e caducaram no órgão, bem como aquelas que foram objetos de cassação nos últimos anos", explicou o vereador.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, o sorteio será realizado pela Caixa Econômica Federal.
"Uma lei de minha autoria vai destinar uma cota específica a taxistas que comprovarem maior tempo de profissão e ainda não tiveram a chance de adquirir seu tão sonhado alvará e que será aplicada neste sorteio. Uma questão, antes de tudo, de justiça", explicou Amadeu.
Atualmente a Capital conta com 36.176 alvarás de táxi, sendo 2.926 de taxistas mulheres. A expectativa é que o número total de alvarás na cidade passe para 41.176 após o término do processo.
Os interessados em participar do sorteio devem possuir o Condutax (Cadastro Municipal de Condutores de Táxi), documento pessoal e intransferível, que habilita o cidadãoa exercer esta atividade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade