A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 03 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Turismo em 2024 deve gerar R$ 304 bilhões em movimentação econômica para SP

Estado deve ultrapassar os 49 milhões de turistas até dezembro, número recorde da série histórica, gerando 46 mil novos postos de trabalho

Ana Clara Durazzo

15/02/2024 às 10:24  atualizado em 15/02/2024 às 10:27

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O PIB do turismo paulista deve crescer 5,1%, ocupando um percentual cada vez mais relevante

O PIB do turismo paulista deve crescer 5,1%, ocupando um percentual cada vez mais relevante | Divulgação/Socicam

O turismo de São Paulo continua em alta este ano, de acordo com projeção divulgada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP). O Estado deve ultrapassar os 49 milhões de turistas até dezembro, número recorde da série histórica, gerando 46 mil novos postos de trabalho formais diretos e movimentando R$ 304 bilhões na economia.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“É uma expansão sólida e sustentável em todos os sentidos. O turismo paulista se tornou uma das principais apostas da economia de São Paulo, seja pela abrangência da cadeia, que inclui gastronomia, transporte e comércio; seja pela rapidez e pelo dinamismo com que converte novas oportunidades em empregos e renda para a população”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.

O PIB do turismo paulista deve crescer 5,1%, ocupando um percentual cada vez mais relevante. Pelas projeções, o turismo de São Paulo vai representar 9,6% de todas as riquezas produzidas pelo Estado, gerando 46 mil novos postos de trabalho, um acumulado que deve chegar a 937,8 mil em 2024. De acordo com o Seade, para cada emprego direto criado no setor, são gerados outros dois indiretos.

Continua depois da publicidade

O fluxo de turistas também aumenta em destinos do litoral, interior e capital, ultrapassando os 46,8 milhões de brasileiros em São Paulo e a 2,3 milhões de estrangeiros no Estado este ano. A alta do turismo é estimulada, em grande parte, pelo avanço da conectividade aérea, a partir de ações como o acordo da Setur-SP com as empresas aéreas, reduzindo os impostos que incidem sobre os combustíveis em troca do aumento do número de voos.

Em janeiro, o Governo de São Paulo anunciou a criação do Distrito Turístico do Centro, o primeiro urbano do Brasil, parte de um conjunto de iniciativas de fomento à requalificação da área central da cidade. A ação promove a criação de um território seguro e sustentável a partir de corredores turísticos, fachadas ativas, novas habitações e postos de trabalho, com o incentivo à instalação de novos negócios, benefícios econômicos, fiscais e de crédito. O Turismo de SP marcou presença na World Travel Market London 2023 – WTM, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de novembro, no ExCel, em Londres, Inglaterra.

A Secretaria de Turismo e Viagens de SP esteve presente participando no Destino Brasil – Estande da Embratur apresentando ofertas de destino de natureza, como o Vale do Ribeira, Circuito das Águas, Mantiqueira e Serra do Itaqueri; além de destinos de gastronomia, cultura, história e mais. Além disso, como o Reino Unido é o sexto maior emissor de turistas para São Paulo, sendo um importante mercado para o fomento do turismo, o objetivo foi fortalecer o Turismo de Negócios e divulgar destinos de natureza, observação de vida Silvestre, afroturismo, eventos, entre outros.

Continua depois da publicidade

A Setur-SP também realizou uma outra ação apoiando a nova rota de voo da Virgin que fará Londres x São Paulo. A previsão de início é para maio de 2024, onde a companhia aérea irá operar diariamente do Aeroporto de Londres-Heathrow para o Aeroporto de Guarulhos em São Paulo com o Boeing 787-9 Dreamliner.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados