Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A CPTM concedeu à Gazeta detalhes sobre o plano de ampliação da Linha-13 Jade, que prevê trens com velocidade de até 90 km por hora com destino ao aeroporto internacional
11/08/2022 às 16:30 atualizado em 11/08/2022 às 16:51
Continua depois da publicidade
Trem para o Aeroporto de Guarulhos | Divulgação/CPTM
A Linha-13 Jade dos trens metropolitanos e que liga a capital paulista ao Aeroporto de Guarulhos deverá ser ampliada e receber diversas mudanças. A informação foi concedida à Gazeta pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanas) e faz parte de um plano de melhorias dos serviços que atendem aos passageiros do maior aeroporto da América Latina.
Continua depois da publicidade
Atualmente, os passageiros que precisam acessar o GRU Airport por meio de trens conseguem fazer isso ao embarcarem no Expresso Aeroporto, que parte da estação Luz, ou por meio da estação Engenheiro Goulart, da CPTM. Porém, conforme apurado pela Reportagem, o serviço tem algumas limitações. O Expresso Aeroporto parte somente a cada hora cheia, o que demanda um bom planejamento de tempo por parte do passageiro para não perder seu voo. Outra desvantagem que não pode ser desconsiderada é o fato de que este trem não leva o usuário à área de embarque do aeroporto, mas sim à parte externa do Terminal 1, onde este deve tomar um ônibus circular para somente então acessar os locais de embarque dos terminais.
Visando solucionar estas limitações, a Linha-13 Jade está passando por obras de ampliação que deverão equiparar o Aeroporto de Guarulhos a outros grandes aeroportos mundo em termos de conectividade com o transporte público urbano.
Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, a ideia é que, com estas obras, o Expresso Aeroporto tenha intervalo de partidas de apenas 3 minutos e que a velocidade máxima dos trens chegue a 90 quilômetros por hora. As obras terão custo de R$ 158 milhões e devem ser completadas em um prazo de até três anos.
Continua depois da publicidade
O projeto prevê que a estação Barra Funda passe a ser o novo terminal do serviço de trens que ligam a Capital ao Aeroporto (o que hoje ocorre na estação da Luz). Além da extensão da Linha-13 Jade, estão previstos outros investimentos como um reforço no suprimento de energia para alimentar a malha. Veja abaixo a nota completa da CPTM sobre as obras de melhoria na Linha-13 Jade.
A CPTM iniciou as obras de extensão da Linha 13-Jade até a Estação Palmeiras-Barra Funda em setembro de 2021. Com valor de R$ 158 milhões, estão previstos os serviços de sistema de rede aérea, sinalização, suprimento de energia de tração e via permanente. As obras têm prazo de 36 meses. A extensão permitirá a chegada também da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda, que passará a ser o novo terminal dessas linhas. Além da integração intermodal com o sistema rodoviário (Terminal), também haverá redução do headway no Serviço 710 e Linhas 11-Coral e 13-Jade no trecho entre as estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, permitindo um intervalo de até 3 minutos e velocidade máxima de 90 km/h.
As obras estão concentradas no trecho entre as estações da Luz, de onde parte o Expresso Aeroporto, e Palmeiras-Barra Funda, que atualmente já atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além da Linha 3-Vermelha do Metrô. Também incluem a construção de uma nova subestação de energia elétrica para alimentar os trens neste novo trecho.
Continua depois da publicidade
People Mover - Novo trem interno fará interligação entre os terminais do GRU Airport
A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo também compartilhou com a Gazeta novos detalhes sobre o People Mover, o trem interno que irá transitar entre os três terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O projeto visa substituir o atual sistema de ônibus gratuitos que atendem à demanda dos passageiros que precisam se deslocar de um terminal a outro.
O People Mover contará com uma linha de trem que, além de ligar os três terminais do GRU Airport, fará conexão com o sistema de trens da CPTM e Metrô, por meio da já existente Linha 13-Jade.
Continua depois da publicidade
Com investimento privado estimado de R$272 milhões, a obra será custeada com recursos da outorga da concessionária GRU Airport. O empreendimento é formado por um grupo de diversas empresas, entre elas Schneider Electric, Minerbo Fuchs, Certifer e Marcopolo Rail.
De acordo com a pasta, as quatro estações poderão ser percorridas em seis minutos, com 2,6 km de vias elevadas. Os trens serão automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade de transportar até quatro mil pessoas por hora. Para o conforto dos passageiros, os veículos são acessíveis e equipados com ar condicionado, WiFi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.
Com relação ao eventual preço da passagem para uso do People Mover, a STM informou que o trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.
Continua depois da publicidade
O contrato entre o consorcio AEROGRU e a empresa Marcopolo para fornecimento dos trens foi assinado no dia 2 de maio deste ano.
Atualmente, o passageiro que deseja chegar ao Aeroporto de Guarulhos usando o transporte público pode tomar um trem nas estações Luz e Engenheiro Goulart da CPTM. O trem deixa o passageiro no Terminal 1, onde é possível tomar um ônibus gratuito que percorre os três terminais. Veja aqui mais detalhes sobre como chegar ao GRU Airport usando trem.
Assista abaixo o vídeo do projeto do People Mover divulgado pelo Ministério da Infraestrutura:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade