Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Governo de SP diz que há 3 opções de trajetos previstos para o TIC Eixo Sul, que vai ligar São Paulo à Baixada Santista; veja opção mais provável e tempo de viagem
Continua depois da publicidade
Tarcísio de Freitas durante anúncio dos trens para Santos e São José dos Campos | Francisco Cepeda/Governo de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nesta semana a expansão do Trem Intercidades (TIC) para ligar a Capital a Santos. A ação será feita pelo Programa de Parcerias e Investimentos e ainda inclui outra extensão para São José dos Campos.
Continua depois da publicidade
Durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio explicou que há pelo menos três opções de trajetos previstos para o TIC Eixo Sul, que vai ligar São Paulo à Baixada Santista. A mais provável é uma que margearia a rodovia dos Imigrantes e, depois, se ligaria a uma ferrovia já existente antes de chegar ao destino.
“A opção que parece mais viável é uma usando a faixa de domínio da Imigrantes, depois desviando da faixa da Imigrantes e engatando na antiga linha da Santos-Cajati para chegar na Baixada. Essa é a linha mais provável, mas estamos estudando também três alternativas de traçado”, disse o governador.
O TIC Eixo Sul terá investimentos de até R$ 15 bilhões, conforme previsão da gestão estadual.
Continua depois da publicidade
Segundo o portal Viatrolebus, as três opções de traçados são:
Ainda conforme o portal, a ferrovia no primeiro e no terceiro cenário teria entre 115 e 130 quilômetros de extensão, e o tempo de viagem seria de aproximadamente 1h30.
Segundo o governador, a ideia é fechar o contrato para os estudos até julho deste ano, e os estudos finais ficarem prontos em 2026. “Em 2027 devemos levar [a proposta pronta] ao mercado”, explicou Tarcísio.
Continua depois da publicidade
Na coletiva também foi apresentado o projeto do TIC Eixo Leste, que deve ligar São Paulo a São José dos Campos, com investimentos de R$ 6 bilhões.
O percurso, que terá até 130 quilômetros, deverá ser feito em 75 minutos. O trajeto final e a integração com linhas de transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo serão definidos pelos estudos de viabilidade.
O que parece mais viável neste momento, disse Tarcísio, é ligar o TIC Eixo Leste com a linha 13-Jade da CPTM.
Continua depois da publicidade
O governo também aprovou dois projetos de VLTs – um deles vai atender a região de Campinas e o outro a de Sorocaba.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade