A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SSP afasta delegado responsável pela investigação do caso Porsche

Nelson Alves foi afastado após críticas e pedido de acesso as câmeras corporais dos policiais militares que atenderam o incidente

Lucas Souza

19/04/2024 às 16:40  atualizado em 19/04/2024 às 18:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Delegado responsável pelo acidente entre um Porsche e um Sandero, que registrou uma morte em São Paulo, no dia 31 de março

Delegado responsável pelo acidente entre um Porsche e um Sandero, que registrou uma morte em São Paulo, no dia 31 de março | Reprodução/Tv Globo

O delegado Nelson Alves foi afastado nesta quinta-feira (18) das investigações sobre o acidente entre um Porsche e um Sandero, que registrou uma morte em São Paulo, no dia 31 de março. O delegado Milton Burguese assume as investigações.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Nelson foi transferido do 30° Distrito Policial (DP), Tatuapé, para o 81° DP, Belém, onde Milton estava antes de assumir o caso.

Em relato ao “G1”, o delegado disse não saber o porquê foi afastado do caso e transferido para outro DP. “Ninguém sabe, só cumpro ordens”, comentou Nelson.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além de assumir as investigações do incidente do Porsche, Milton também comandará outros inquéritos contra o crime organizado.

Incertezas sobre o afastamento

Segundo apurações da Globo, superiores hierárquicos afastaram e transferiram Nelson, motivados por críticas a respeito da condução das investigações.

Continua depois da publicidade

Ainda no comando das investigações, Nelson solicitou, à Polícia Militar, o acesso às imagens das câmeras corporais usadas pelos agentes que atenderam o acidente.

As imagens confirmariam se Fernando Sastre, motorista do Porsche, apresentava sinais de embriaguez, e se o empresário foi liberado pela PM a deixar o local do acidente sem realizar o teste do bafômetro.

O delegado titular do 30° DP Marcos Cassed reforçou o pedido na Justiça no início deste mês, já que as gravações ainda não teriam sido entregues.

Continua depois da publicidade

O que diz a SSP

Em nota enviada à Gazeta, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse que houve uma “mudança administrativa”, e não um afastamento.

A respeito da escolha do delegado Milton Burguese, a SSP disse Milton é mais experiente em “apurações de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro”. Confira nota abaixo na íntegra:

"Não houve afastamento de nenhuma autoridade policial no distrito citado. Ocorreu uma mudança administrativa na qual o delegado Milton Burguese foi para o 30° DP por ter experiência em apurações de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A unidade vem desenvolvendo investigações complexas contra membros de uma facção criminosa que atua em várias regiões do Estado, motivo pelo qual se faz necessária a experiência do delegado citado. A investigação sobre a morte do motorista de aplicativo foi conduzida pelo delegado Nelson Alves, que assume o 81º DP, e está em fase final para ser relatado à Justiça". 

Continua depois da publicidade

O que aconteceu

Fernando Sastre dirigia seu Porsche quando atingiu Ornaldo da Silva Viana na avenida Salim Farah Maluf, na zona leste de São Paulo, no dia 31 de março.

Ornaldo acabou morrendo no acidente e o amigo de Fernando, Marcus Vinicius Machado Rocha, retirou o baço e colocou drenos nos pulmões.

Segundo investigações, Fernando e Marcus jantaram em um restaurante com suas namoradas horas antes da batida, onde consumiram oito drinks de uísque com licor e uma caipirinha.

Continua depois da publicidade

O próximo destino do grupo seria uma casa de pôquer, onde passariam mais algumas horas. Na saída do local, câmeras de segurança registraram uma discussão entre Fernando e sua namorada que, no final, decidiu voltar no carro da namorada de Marcus, enquanto Fernando ficaria acompanhado de seu amigo.

Poucos momentos depois, o Porsche do empresário colidiu com o Sandero de Ornaldo.

*Texto sob supervisão de Matheus Hebert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados