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Cotidiano

SP Nos Trilhos: Tarcísio exclui Metrô do projeto

O programa prevê investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de mil quilômetros de malha férrea

Yasmin Gomes

03/06/2024 às 18:20

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O governador já afirmou que pretende conceder as linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) e 15 (Prata) do Metrô para a iniciativa privada

O governador já afirmou que pretende conceder as linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) e 15 (Prata) do Metrô para a iniciativa privada | Divulgação/Governo do Estado

Hoje (3), o governo de São Paulo publicou um decreto oficializando o programa SP Nos Trilhos. O projeto foi anunciado na semana passada por Tarcísio de Freitas (Republicanos) e prevê 40 novas linhas ou estações de metrô, trem e VLT no estado.

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O decreto explica que o programa será tocado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), com outras pastas como Transportes Metropolitanos, Meio Ambiente e a CPTM, já o Metrô não fará parte.

Privatização

O governador já afirmou que pretende conceder as linhas 1 (Azul), 2 (Verde), 3 (Vermelha) e 15 (Prata) do Metrô para a iniciativa privada, o que explica a ausência do Metrô em um projeto estratégico.

Tanto Metrô quanto CPTM não devem operar mais as linhas diretamente e leva em consideração os prejuízos que as estatais acumularam nos últimos anos, segundo o governo.

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A SPI terá o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; dos Transportes Metropolitanos; e da Secretaria de Turismo e Viagens, e poderá pedir informações a outros órgãos, públicos ou privados.

No entanto, não há nenhuma menção à Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), ainda que alguns dos projetos citados por Tarcísio sejam linhas metroviárias, como a 19 (Celeste) e a 20 (Rosa).

Linha 19 e 20

A linha 19 ligará Guarulhos ao Anhangabaú, no centro da capital, enquanto a 20 ligará Santa Marina, na zona oeste de São Paulo, até Santo André, no ABC Paulista. O SP Nos Trilhos prevê investimentos estimados em R$ 194 bilhões e mais de mil quilômetros de malha férrea.

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Trens Intercidades

Ao mesmo tempo, em que Tarcísio fala sobre a intenção de privatizar as linhas de metrô e trem no estado, o governador tem prometido usar essas concessões como forma de viabilizar a construção de novas linhas e modais, como os Trens Intercidades (TIC).

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita 

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