Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Trecho da Régis Bittencourt se chamará Aprígio Bezerra da Silva, em Taboão da Serra, na Grande SP | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Continua depois da publicidade
Após a municipalização de um trecho que corresponde a 6,5 quilômetros da rodovia Régis Bittencourt em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, a prefeitura decretou que a extensão se chamará Aprígio Bezerra da Silva. O nome é uma homenagem ao pai do atual prefeito da cidade. O decreto da mudança foi publicado nesta terça-feira (27).
A troca do nome não foi votada pelos vereadores de Taboão da Serra e seguiu a tese do Supremo Tribunal Federal. De acordo com o decreto, "é comum aos poderes Executivo (decreto) e Legislativo (lei formal) a competência destinada a denominação de próprios, via se logradouros públicos e suas alterações, cada qual no âmbito de suas atribuições".
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Com a decisão do prefeito Aprígio, a nova avenida municipal, desde o largo do Taboão até a divisa com Embu das Artes, também na Grande SP, ganha novo nome. A via deverá ganhar numeração própria e o CEP, vinculado aos Correios, deverá ser alterada para entrega de correspondências e encomendas.Ainda de acordo com o decreto, o emplacamento será feito nos próximos dias.
Municipalização
A municipalização do trecho era uma das apostas da atual gestão do município. O objetivo da ação da prefeitura e criar medidas e evitar os constantes congestionamentos no município. Em Entrevista exclusiva à Gazeta, em junho do ano passado, Aprígio (Podemos) ressaltou: “Alguns acham que a municipalização da BR é algo pessoal do prefeito, mas na verdade é uma necessidade”. Em complemento, o secretário de Transportes e Mobilidade do município José Vanderlei disse que a via dividia a cidade em “dois hemisférios”.
Continua depois da publicidade
"O projeto prevê a oxigenação desse espaço que está dividido em dois ‘hemisférios’ diferentes. Do jeito que está, sem semáforo, nós gastamos por volta de 45 minutos a uma hora, na saída de Embu, até chegar ao Largo de Taboão, e vice-versa. [Com o novo projeto], estamos programando para 50% de redução no tempo, talvez até um pouco mais”, apontou o secretário.
Trecho municipalizado
O anúncio da municipalização do trecho aconteceu na celebração de 65 anos de Taboão da Serra, no dia 19 de fevereiro. Durante o evento o prefeito exclamou: “Agora é sério, a BR agora é nossa”.
Continua depois da publicidade
Aprígio também exaltou as novas intervenções que serão realizadas em Taboão. “Além da nova sede da prefeitura, teremos a estação do Metrô e agora a municipalização. São obras grandes, porque a cidade merece”, afirmou.
À reportagem da Gazeta, o prefeito afirmou que ainda não há um cronograma definido para as primeiras obras, mas garantiu que até o fim deste ano se iniciam os trabalhos nas ações “mais prioritárias”.
“Esta é uma segunda emancipação de Taboão. Agora, a cidade terá ainda mais capacidade para se desenvolver”, disse o ministro Renan Filho (MDB).
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade