Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Desde o último ranqueamento, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP subiu 10 posições
Continua depois da publicidade
Ranking aponta o Hospital das Clínicas como o melhor hospital público do Brasil | Divulgação/Governo do estado
Continua depois da publicidade
A World’s Best Hospitals nomeou pela segunda vez o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) como um dos melhores hospitais do mundo. A publicação da revista Newsweek em parceira com a empresa de estatística Statisa Inc, nomeia anualmente os 250 melhores hospitais do mundo, e o maior hospital da América Latina aparece na 200 ª colocação, 10 posições acima do ranking divulgado em 2023 (210 ª posição).
São Paulo segue sem previsão de vacinas da dengue
“É com muito orgulho que recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que só reforça a referência do HC-FMUSP na medicina, não só brasileira, mas do mundo. Isso só nos motiva a seguir trabalhando para oferecer excelência para a saúde pública, com esperança de alcançar posições ainda melhores nos próximos anos”, afirma o diretor clínico do HC-FMUSP, Edivaldo Utiyama.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
O ranking é realizado anualmente desde 2019 e, este ano, analisou dados de 2.400 hospitais de 30 países com base em recomendações de 85 mil profissionais da saúde, pesquisas de satisfação de usuários e indicadores de performance médica. Além do Hospital das Clínicas da FMUSP, mais cinco hospitais brasileiros compõem a lista de 2024: Hospital Israelita Albert Einstein (28ª), Hospital Sírio-Libanês (82ª), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (119ª), Hospital Moinhos de Vento (132ª) e o Hospital Santa Catarina Paulista (171ª). Em exceção do Hospital das Clínicas, todos os hospitais que apareceram no ranking sã privados. O texto conta com dados divulgados pelo Governo de SP.
Continua depois da publicidade
Na lista de melhores hospitais que considera apenas o Brasil, o Hospital Universitário (HU) da USP, que fica no campus da capital, no bairro do Butantã, ficou classificado em 82° lugar.
Como funciona
O World’s Best Hospitals utiliza metodologia baseada em três principais dados para a avaliação: recomendações hospitalares de colegas (foram pesquisados on-line médicos, gerentes hospitalares e profissionais de saúde); experiência do paciente (satisfação dos pacientes); e os chamados KPIs médicos (segurança do paciente, medidas de higiene e qualidade do tratamento).
Continua depois da publicidade
Centro de excelência
Complexo hospitalar que ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, com cerca de 2,4 mil leitos distribuídos entre os oitos institutos especializados e dois hospitais auxiliares, o Hospital das Clínicas de São Paulo foi idealizado em 1915 com o objetivo de aprimorar o ensino dos estudantes de Medicina e oferecer assistência médica gratuita à população da capital e do interior do Estado.
Somente em 1938, na interventoria federal de Adhemar Pereira de Barros é que foi iniciada a construção do HC e, desde a sua inauguração oficial, em 19 de abril de 1944, tem se consolidado como centro de excelência e referência no campo de ensino, pesquisa e assistência.
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade