Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Município histórico que fica localizado na região de Sorocaba comemora 330 anos de fundação nesta sexta-feira (13); atualmente, Porto Feliz conta com 56.497 mil habitantes
13/10/2023 às 15:00 atualizado em 13/10/2023 às 15:58
Continua depois da publicidade
Cidade de Porto Feliz comemora 330 anos nesta sexta feira (13) | Divulgação
O município histórico de Porto Feliz, na região de Sorocaba, comemorou nesta sexta-feira (13) 330 anos. Em suas redes sócias, o prefeito do município, Dr. Cássio Habice Prado, celebrou a data ressaltando a história da cidade e reforçou querer fazer ainda mais na gestão municipal.
Continua depois da publicidade
“Hoje, 13 de outubro, Porto Feliz completa 330 anos. São 330 anos de uma rica e enorme história, de glórias, tradições e importância para o nosso País. Tenho muito orgulho e felicidade de ter nascido na Terra das Monções.
Hoje, 13 de outubro, Porto Feliz completa 330 anos. São 330 anos de uma rica e enorme história, de glórias, tradições e...
Posted by Dr. Cássio on Friday, October 13, 2023
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Buscarei sempre fazer mais por nossa cidade, para que assim Porto Feliz continue sendo exemplo de desenvolvimento e história para o Brasil inteiro”, publicou o chefe do executivo.
Crescimento
Por conta da sua localização geográfica, a cidade passou a atrair diversas empresas, e também viu sua população crescer.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Porto Feliz conta com 56.497 mil habitantes espalhados em uma área de 556,706 km², de acordo com o último balanço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o crescimento, Porto Feliz começou a enfrentar problemas que até então só assolavam grandes metrópoles da região de Sorocaba, como: aumento nos índices de criminalidade e desemprego, alta demanda nas unidades de saúde, crescimento dos bairros e falta de pavimentação nas vias, entre ouros desafios.
Aprovação e gestão
Continua depois da publicidade
A cidade do interior paulista é administrada por Antônio Cássio Habice Prado (Dr. Cássio).
O atual mandatário foi reeleito em 2020 com 92,10% dos votos válidos.
Dr. Cássio obteve 25.318 votos, mais que o dobro da eleição anterior.
Continua depois da publicidade
Em 2016, Dr. Cássio foi eleito prefeito com 12.084 votos (50,22%).
Desde a sua primeira gestão, o chefe do Executivo já iniciou um trabalho de transformação.
Serviços de pavimentação, iluminação pública e obras nas unidades de saúde e nas escolas foram intensificados nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Além disso, a prefeitura realizou a inauguração da Nova Ponte, sobre o Rio Tietê no Jardim Vante, que foi um marco para a cidade.
Recentemente, a Administração também entregou melhorias importantes para a cidade, como: a reforma da rodoviária, ampliou a delegacia da cidade e segue com as obras de um novo pronto-socorro.
Renda
Continua depois da publicidade
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou o levantamento mais recente do PIB – Produto Interno Bruto - per capita, valor que é o resultado da divisão do PIB pelo número de habitantes, e que representa o total que cada pessoa teria das riquezas produzidas.
De acordo com o IBGE, o PIB per capita de Porto Feliz é de cerca de R$ 59 mil, superando novamente cidades como Campinas, Sorocaba, Itu, Boituva, Votorantim e outras da região.
Em números absolutos o PIB per capita de Porto Feliz teve um crescimento de cerca de 73% nos últimos sete anos.
Continua depois da publicidade
Além disso, outro levantamento realizado pelo IBGE foi o PIB, que consolida as informações das atividades econômicas das cidades.
Para chegar aos dados, o IBGE realiza a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em cada município.
Em Porto Feliz somaram mais de R$ 3,1 bilhões, colocando a cidade como a 353ª maior economia do Brasil - de um total de 5.570 municípios brasileiros, com um crescimento de 128% no ranking nacional.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade