A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 02 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Partido Novo acusa Wikipedia de derrubar página de pré-candidata em SP

Diretório do Novo em SP afirmou que a Wikipedia 'boicotou' Marina Helena ao permitir a eliminação do verbete sobre a economista na enciclopédia colaborativa

Bruno Hoffmann

24/04/2024 às 17:50  atualizado em 24/04/2024 às 18:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Marina Helena é pré-candidata à Prefeitura de São Paulo

Marina Helena é pré-candidata à Prefeitura de São Paulo | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O diretório municipal do Partido Novo em São Paulo afirmou que a Wikipedia “boicotou” Marina Helena, pré-candidata à prefeitura da Capital pela sigla, ao permitir a eliminação do verbete sobre a economista na enciclopédia colaborativa on-line.  

Continua depois da publicidade

“O verbete de Marina Helena foi criado e imediatamente marcado para eliminação rápida, apesar da clara evidência de que os critérios de notoriedade eram atendidos devido a várias citações em mídias de abrangência nacional”, informou a legenda, em nota.

O que aconteceu

Segundo o Novo, a Wikipedia estabelece que políticos com diversas citações em mídias nacionais são considerados notórios e, portanto, devem possuir verbete. A página tinha uma página com várias referências externas e milhares de visitas.

O verbete foi incluído em 21 de fevereiro, na mesma data foi marcado para eliminação rápida. A eliminação foi revertida. Porém, no dia 12 de abril foi excluída por outro usuário.

Continua depois da publicidade

Foi solicitado o restauro da página no mesmo dia, porém foi negado por outro usuário mais veterano (chamado administrador do Wikipedia), sob a justificativa de, apesar de ter várias reportagens a respeito de Marina Helena, ser ano eleitoral e poder ser considerado propagada.

“A exclusão do verbete não apenas obscurece a trajetória e as contribuições significativas de Marina Helena, mas também reflete uma preocupante falta de transparência e equidade na manutenção de registros públicos”, informou o diretório municipal.

Pré-candidata, suplente e ex-diretora de Desestatização

Marina Helena foi lançada como pré-candidata à prefeitura da Capital em março deste ano. Ela é suplente de deputado federal e havia sido diretora de Desestatização do Ministério da Economia na gestão de Paulo Guedes, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).

Continua depois da publicidade

“O restauro do verbete de Marina Helena é crucial não apenas para a justiça e reconhecimento de suas realizações, mas também para garantir que a plataforma permaneça um espaço de informação inclusivo e representativo. Não podemos permitir que vozes relevantes sejam silenciadas”, disse ainda o partido.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados