A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Para concorrer com Uber e 99, Prefeitura de SP lança próprio app

Gestão municipal garantiu que cada viagem pelo MobizapSP deve render uma remuneração maior aos motoristas; taxa será de 10,95%

Bruno Hoffmann

09/03/2023 às 12:52  atualizado em 09/03/2023 às 17:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Avenida 23 de Maio, na Capital

Avenida 23 de Maio, na Capital | Marcelo Pereira/PMSP

A Prefeitura de São Paulo lançou na manhã desta quinta-feira uma plataforma municipal de transporte individual de passageiros, batizada como MobizapSP. A novidade se trata de um aplicativo aos moldes da Uber, da 99 e de outras empresas do gêneros,  com a diferença que deve render uma remuneração maior aos motoristas parceiros.

Continua depois da publicidade

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), responsável pelo lançamento do MobizapSP, o app vai ter "preço justo" para motoristas e passageiros.

O desenvolvimento do projeto foi realizado por meio de licitação pública e o Consócio 3C ganhou o contrato, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. A taxa de administração é de 10,95% (fixa), sendo uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade.

O MobizapSP é voltado apenas para as viagens que tenham como partida vias na cidade de São Paulo. O destino pode ser em outras cidades. As corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito, débito e crédito no aplicativo.

Continua depois da publicidade

O aplicativo será colocado à disposição inicialmente aos motoristas, para que sejam cadastrados na plataforma. Após esse processo, o próximo passo é liberar o acesso para a população. Ele pode ser encontrado para os sistemas operacionais Android e iOS.

Para mais informações, acesse mobizapsp.com.br.

'Não se paga'

Continua depois da publicidade

A questão de um aplicativo de transporte individual ser lançado pelo poder público é controversa. Um assessor da Câmara Municipal de São Paulo contatado pela Gazeta disse acreditar que não há como concorrer com as atuais empresas do mercado.

"Não tem como concorrer com esses players grandes do mercado. Além disso, a taxa [de 10,95%] não se paga, não paga o investimento", disse ele, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo ele, as grandes companhias têm resultados pífios em relação a superávit. "É só comparar com os números dos dois maiores players do mercado, a Uber e a 99. Mesmo com todo investimento, taxas mais altas e números absurdamente maiores de corridas, ainda estão com resultados pífios em termos de superávit como empresas", completou.

Continua depois da publicidade

De acordo com o "Globo", em 2022 a Uber teve prejuízo mundial de US$ 9,14 bilhões, após o prejuízo de US$ 496 milhões em 2021.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados