Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
TCMSP decidiu realizar inspeção para apurar os atrasos nas obras do estádio, que foi concedido para a Allegra em 2020 e desde então vive série de atrasos
Continua depois da publicidade
Vista aérea de como deve ficar o Pacaembu após a reforma | Divulgação
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) decidiu realizar uma inspeção para apurar os atrasos nas obras do estádio do Pacaembu, que foi concedido para a iniciativa privada em 2020. O trabalho será entregue em um prazo de 30 dias.
Continua depois da publicidade
Segundo o TCMSP, a análise liderada pelo conselheiro Domingos Dissei tem o objetivo de esclarecer o atual estágio das intervenções e apresentar um cronograma de entregas à cidade.
Além da inspeção, Dissei determinou que a concessionária Allegra Pacaembu apresente ao TCMSP um cronograma de cada um dos equipamentos do Complexo Pacaembu, de forma individualizada (piscina, ginásio, campo de futebol, entre outros setores).
A determinação também prevê que a concessionária coloque à disposição as licenças solicitadas para os futuros eventos.
Continua depois da publicidade
O complexo esportivo histórico da zona oeste de São Paulo, agora chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu, voltou aos holofotes em abril, quando, após uma queda de braços com a Allegra, a gestão Ricardo Nunes (MDB) decidiu cancelar o show de Roberto Carlos, que seria realizado no estádio, ainda em obras.
A decisão foi tomada após a comprovação de falta de segurança durante vistoria conjunta dos Bombeiros e do Contru, órgão municipal que atesta a segurança de edificações.
Mesmo com a proibição da prefeitura, a Allegra insistiu na manutenção do espetáculo, e só voltou atrás quando a prefeitura ameaçou lacrar o estádio.
Continua depois da publicidade
Durante boa parte do ano passado a concessionária garantiu que a final da Copinha de 2024 seria realizada no Pacaembu. As obras, porém, não ficaram prontas a tempo.
Veja vídeo feito pela Gazeta em agosto de 2023:
No fim de abril, a Allegra informou nesta terça-feira (30) que o estádio deverá ficar pronto no dia 29 de junho. O novo cronograma de obras foi apresentado ao TCMSP.
Continua depois da publicidade
Já o prédio multifuncional só deverá ser concluído em outubro de 2024, enquanto outras etapas do complexo só estarão totalmente disponíveis para operação no primeiro semestre de 2025.
“O objetivo da concessionária é que, no início do ano que vem, o complexo esteja 100% operacional”, disse um porta-voz da concessionária.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade