Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo prefeito, viagem inaugural do transporte hidroviário entre o Grajaú e a região de Pedreira será realizada em fevereiro
Continua depois da publicidade
Embarcação que será usada para transporte de passageiros na zona sul de São Paulo | Divulgação/Secom
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou que a viagem inaugural do transporte hidroviário entre o Cantinho do Céu, no Grajaú, e o Mar Paulista, na região de Pedreira, será realizada em fevereiro. O projeto foi batizado como Aquático SP e promete fazer a ligação entre os bairros da zona sul da Capital pela represa Billings em 15 minutos.
Continua depois da publicidade
Caso seja concretizado, será o primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade.
“Vamos inaugurar em fevereiro, com barco com poltrona de avião, ar-condicionado e televisão”, explicou Nunes, ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante agenda na zona sul na última quarta (17).
Segundo o prefeito, quem mora no Grajaú gasta atualmente até uma hora e meia para chegar em Santo Amaro pelas avenidas Dona Belmira Marin e Senador Teotonio Vilela, e esse tempo vai ser baixado para 15 minutos.
Continua depois da publicidade
Em contato com a Gazeta, a SPTrans confirmou que está preparando a operação assistida do primeiro trecho do Aquático SP, entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista. A embarcação terá capacidade para 60 passageiros e mais dois espaços para cadeiras de rodas.
O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O modal será implantado inicialmente apenas na represa Billings.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a SPTrans, a chegada das embarcações ocorrerá de maneira gradativa, paralelamente à realização das obras de adequação na região.
Não foi informado quantas embarcações haverá no total e o custo total da operação. Também ainda não há esclarecimentos sobre os custos da passagem, mas a expectativa é que o valor seja o mesmo dos ônibus municipais, que hoje é de R$ 4,40.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade