Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A previsão é que as obras comecem em dezembro deste ano e a estação de Taboão da Serra entre em operação até 2028
Continua depois da publicidade
A estação do Metrô de Taboão da Serra pertencerá a Linha 4-Amarela | Divulgação/Metrô
A estação do Metrô de Taboão da Serra, na grande São Paulo, além de um marco no Estado também será a principal via de mobilidade para mais de 1,1 milhão de moradores que residem na região sudoeste da Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
Na tarde desta segunda-feira (10), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou da assinatura do contrato entre o governo estadual e o Grupo CCR para a expansão da Linha 4-Amarela para Taboão. A estação será a primeira fora da Capital.
A previsão é que as obras comecem em dezembro deste ano e a estação de Taboão da Serra entre em operação até 2028.
A região sudoeste da grande São Paulo é formada por oito cidades, sendo elas: Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista. Juntas, elas somam 1.118.024 milhão de moradores. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao Censo 2022.
Continua depois da publicidade
Taboão da Serra concentra uma população de 273.542 mil habitantes, enquanto Embu das Artes, o IBGE aponta que são 250.691 mil moradores. Itapecerica da Serra registra 158.522 mil habitantes.
Cotia conta com uma população de 274.413 mil habitantes e Embu-Guaçu 66.970 mil habitantes. Fechando o ranking de cidades, as menores populações da região ficam em Vargem Grande Paulista (50.415 mil habitantes), Juquitiba com 27.404 mil moradores e São Lourenço com 16.067 habitantes.
A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).
Continua depois da publicidade
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade