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Cotidiano

Memória: veja como surgiu a Marginal Pinheiros

Uma das vias mais movimentadas da cidade de São Paulo levou mais de 20 anos para ser concluída

Gladys Magalhães

01/12/2022 às 14:54

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Hoje, a Marginal Pinheiros abriga alguns cartões-postais da cidade

Hoje, a Marginal Pinheiros abriga alguns cartões-postais da cidade | Pexels / Sergio Souza / CreativeCommons

A Marginal Pinheiros, que liga a região de Interlagos, na zona sul de São Paulo, à região do Complexo Viário Heróis de 1932, no acesso à Rodovia Castelo Branco, é uma das vias mais movimentadas da cidade, considerada a segunda mais importantes da Capital, atrás apenas da Marginal Tietê.

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Se hoje, ela configura nos noticiários por conta dos constantes congestionamentos, nem sempre foi assim. No início do século passado, os mais de 22 quilômetros de extensão do que hoje é a Marginal, eram ocupados por clubes de regatas, que aproveitavam as águas limpas do Rio Pinheiros.

Registro do começo da construção da Marginal Pinheiros em 1954 - Foto: Reprodução
Registro do começo da construção da Marginal Pinheiros em 1954 - Foto: Reprodução
Transito na Marginal Pinheiros - Foto: Marivaldo Oliveira/Folhapress
Transito na Marginal Pinheiros - Foto: Marivaldo Oliveira/Folhapress
Ponte Estaiada - Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ponte Estaiada - Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Ciclovia Rio Pinheiros - Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
Ciclovia Rio Pinheiros - Foto: Eduardo Knapp/Folhapress
Viaduto na Marginal Pinheiros cede quase dois metros - Foto: Reprodução/TV Globo
Viaduto na Marginal Pinheiros cede quase dois metros - Foto: Reprodução/TV Globo
Roda-gigante Rico - Foto: Ronaldo Silva/Folhapress
Roda-gigante Rico - Foto: Ronaldo Silva/Folhapress

A vocação para o lazer começou a mudar em 1920. Naquele ano, segundo informações do jornal O Estado de SP, o engenheiro Francisco Saturnino de Brito (1864-1929) apresentou um projeto, no qual previa a formação de um cinturão de parques na região. O projeto, contudo, não foi adiante.

Na década seguinte, foi a vez do engenheiro Francisco Prestes Maia (1896-1965) apresentar um projeto que envolvia a região, o chamado Projeto Avenidas, que deu origem à diversas avenidas importantes da cidade. Para a região e também para a extensão do que hoje é a Marginal Tietê,  o objetivo era criar avenidas longas ao lado das margens dos rios que, por sua vez, deveriam ser canalizados.

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Foi o engenheiro norte-americano Robert Moses (1888-1981) quem tirou o projeto do papel, dando início às construções em 1954, com a retificação do Rio Pinheiros. As obras duraram cerca de 20 anos, com a inauguração da primeira parte ocorrendo em 1970.

Fatos marcantes
Hoje, a Marginal Pinheiros abriga alguns cartões-postais da cidade. Um dos mais icônicos é a Ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como Ponte Estaiada, inaugurada em 2008, após três anos de construção.

É na Marginal Pinheiros também, ao longo do Rio Pinheiros, que está a principal ciclovia de São Paulo, a Ciclovia Rio Pinheiros, que possui 21,5 quilômetros de extensão e foi inaugurada em 2010.

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A região está prestes a ganhar ainda um novo cartão-postal, a roda-gigante Rico, que será inaugurada no dia 09 de dezembro, no Parque Cândido Portinari. A roda-gigante possui 91 metros e 42 cabines, já sendo considerada a maior da América Latina. O equipamento poderá ser observado da Marginal Pinheiros, que também poderá ser vista da roda.

Além dos cartões-postais, em 2018 um acidente colocou holofotes sobre a Marginal Pinheiros. Na época, o viaduto sobre a CPTM  cedeu cerca de dois metros, após uma das placas de apoio das juntas de dilatação se romper.

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