A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

'Já estamos em emergência', diz Ricardo Nunes sobre dengue; AMAs passam a funcionar até 22h

Prefeito disse que irá declarar estado de emergência assim que a Capital chegar ao coeficiente de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes; confira pacotes de medidas

Matheus Herbert

13/03/2024 às 18:42  atualizado em 23/03/2024 às 17:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na manhã desta quarta-feira (13) o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) afirmou, em entrevista a jornalistas, novas medidas contra à dengue na capital paulista

Na manhã desta quarta-feira (13) o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) afirmou, em entrevista a jornalistas, novas medidas contra à dengue na capital paulista | Marcelo Pereira/Secom

Na manhã desta quarta-feira (13) o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) afirmou, em entrevista a jornalistas, novas medidas contra à dengue na capital paulista. Além disso, o chefe do executivo disse que irá declarar estado de emergência assim que a cidade de São Paulo chegar ao coeficiente de incidência de 300 casos por 100 mil habitantes. Hoje, a cidade tem 295 casos por 100 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

O município totalizou até 6 de março 35.417 casos da doença, número 1.668,1% maior do que o mesmo período de 2023, quando houve 2.003 confirmações. Os dados são provisórios. O texto conta com informações da “Folhapress”. 

São Paulo decreta estado de emergência para dengue

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os distritos em epidemia por dengue saltaram de 15 para 31 em uma semana. A zona norte lidera, com 12 deles: Freguesia do Ó, Cachoeirinha, Perus, Tucuruvi, Pirituba, Jaraguá, Vila Medeiros, Vila Maria, Tremembé, Anhanguera, Jaçanã e São Domingos.

Segundo Nunes, a declaração não seria tão importante, uma vez que já vem tomando medidas preventivas para o combate à dengue. "Nós já estamos em emergência, essa é a verdade, há bastante tempo. Independentemente do decreto oficial", disse.

Continua depois da publicidade

Drones para eliminar focos do mosquito da dengue 

Na semana passada, a gestão municipal começou a usar drones para detectar e eliminar focos do mosquito da dengue.

Saiba por que hemorragia não é o principal sintoma da dengue grave

Os equipamentos atuam com disparo de larvicida e serão utilizados em locais onde os agentes de saúde não conseguem acessar, como telhados e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios.

Continua depois da publicidade

Pacote de medidas no combate à doença 

Ricardo Nunes anunciou ainda um pacote de medidas para reforço no combate à doença, que inclui a ampliação no horário de atendimento em 80 AMAs (Atendimento Médico Ambulatorial) até às 22h, o reforço de 3.200 agentes de saúde nas 32 subprefeituras do município e o apoio de 6.500 mães que vão ajudar na conscientização sobre o combate ao mosquito. Atualmente, as AMAs funcionam até as 19h.

Outra medida anunciada pela prefeitura são os chamados carros nebulizadores (inseticida) contra o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e a instalação de tendas de atendimento à população em alguns pontos da cidade. Segundo a pasta, serão implementados R$ 240 milhões em recursos adicionais para as ações anunciadas.

Mortes por dengue no Estado de São Paulo 

O estado de São Paulo contabilizou nesta terça-feira (12) 60 mortes causadas pela dengue em 2024, segundo dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os dados ainda apontam que o número de casos confirmados da doença é de 195.817. Outros 154 óbitos ainda são investigados.

Continua depois da publicidade

São Paulo segue sem previsão de vacinas da dengue

Na semana passada, o governo de São Paulo decretou estado de emergência para a dengue no território paulista. A medida, entretanto, ainda não foi tomada pela capital paulista.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados