Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Projeto de expansão é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR; estação irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt
Continua depois da publicidade
A estação será construída no formato de cinco anéis unidos interligados por um vão central | Eduardo Toledo/Portal O Taboanense
O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, recebeu na última quinta-feira (25) o projeto técnico detalhado da estação Taboão da Serra do Metrô, Linha-4 Amarela. O projeto de expansão vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR que administra a linha.
Continua depois da publicidade
O projeto mostra detalhes técnicos da obra, trajeto e estação que irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).
Segundo apurou o Portal O Taboanense, o terreno de 30 mil metros quadrados irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
A estação será construída no formato de cinco anéis unidos interligados por um vão central. A estação terá 3 níveis acima do terreno e outros três subterrâneos até as plataformas de embarque.
Continua depois da publicidade
O terminal terá entradas para ônibus, e possivelmente veículos para embarque e desembarque, tanto pela rua do Tesouro, como pela avenida Armando Andrade. Serão duas plataformas com quatro baias (duas de 65 metros e duas de 55 metros).
A estação Taboão da Serra terá ainda uma passarela, e não passagem subterrânea, muito parecida com a da estação Vila Sônia que passa sobre a avenida Eliseu de Almeida, ligando as duas pistas afim de facilitar o acesso e embarque dos passageiros.
Todo o trecho da Fase III é previsto em túnel convencional em NATM com via dupla, com estações com plataformas laterais e Trecho de manobra/estacionamento.
Continua depois da publicidade
De acordo com o apurado pelo Portal O Taboanense já se pode afirmar que:
• A linha do Metrô chegará a Taboão da Serra entre 35 e 40 metros de profundidade
• O trecho terá pouco mais de 3,3 km de distância da estação Vila Sônia com outra estação construída na altura da chácara do Jockey
Continua depois da publicidade
• O custo será de 3,2 bilhões de reais
• Parte da nova sede da prefeitura, na antiga Niasi, será utilizada para a construção da estação
• A estação terá duas entradas, uma na própria Sorana Sul e outra do lado oposto da Régis Bittencourt, na pista sentido São Paulo, através de uma grande passarela
Continua depois da publicidade
• A linha irá seguir o traçado da avenida Francisco Morato, passando por baixo do piscinão
• Os chamados VSE (Ventilação e Saída de Emergência) da linha serão divididos no trecho, um dele será próximo da rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão. A previsão é que outro VSE seja depois da estação, próximo ao posto de gasolina da rua Rua Yoshiharu Ogawa. Comércios próximos terão que ser desapropriados.
• Além da estação, será construído um terminal de ônibus intermunicipal para atender os passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu
Continua depois da publicidade
• A linha 4-Amarela, após sua expansão, irá ligar Taboão da Serra até a Estação da Luz, no centro da capital. O trecho deve ser percorrido em 35-40 minutos.
O governo do Estado pretende agilizar a obra passando para o Grupo CCR a responsabilidade da construção da expansão, sem necessidade de licitação. A concessionária teria um aditivo no contrato de concessão por mais alguns anos, mas o tempo e a forma ainda serão discutidos.
Ao receber o projeto detalhado, o prefeito Aprígio parabenizou o governador Tarcísio de Freitas pela agilidade na execução da extensão da linha 4. “Finalmente o Metrô vai chegar a Taboão da Serra, já estamos com as equipes de sondagens trabalhando para a execução do projeto executivo. Quando se quer, se faz. Parabéns ao nosso governador”.
Continua depois da publicidade
Na semana passado o deputado estadual Eduardo Nóbrega acompanhou a visita de representantes do Metrô e da CCR em Taboão da Serra. “Esse é um momento de muita alegria para todos nós, o governador Tarcísio é conhecido com um homem que tira as obras do papel e realiza agora esse nosso sonho, vai beneficiar muito a população de Taboão da Serra e de toda nossa região e ele sabe que pode contar sempre com meu apoio e o meu mandato”.
Após a finalização do projeto executivo, as obras irão começar. A previsão inicial é entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2025. A Linha 4–Amarela do Metrô de São Paulo, originalmente chamada de Linha Sudeste–Sudoeste, compreende o trecho definido pelas estações Luz e Vila Sônia. É administrada pela empresa ViaQuatro, pertencente ao grupo CCR, que venceu a concessão por trinta anos.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade