Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Expectativa da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) é de investimentos de R$ 13,5 bilhões; entenda
Continua depois da publicidade
O sistema deve percorrer os 101 quilômetros entre São Paulo e Campinas em 64 minutos | Divulgação/Governo de SP
O Governo de São Paulo vai realizar o leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí, nesta quinta-feira (29), na sede da Bolsa de Valores, na Capital. A expectativa da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) é de investimentos de R$ 13,5 bilhões.
Continua depois da publicidade
Segundo o governo paulista, a implementação do Trem Intercidades Eixo Norte vai possibilitar o transporte de quase 550 mil pessoas por dia no primeiro ano de operação completa do empreendimento. O sistema deve percorrer os 101 quilômetros entre São Paulo e Campinas em 64 minutos.
O projeto também prevê o Trem Intermetropolitano entre Jundiaí e Campinas, que vai passar pelas cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.
A empresa vencedora do leilão passará a ser ainda a ser responsável pela Linha 7-Rubi, atualmente sob gestão da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), ligando a estação Barra Funda a Jundiaí e passando por 17 estações.
Continua depois da publicidade
A previsão é que, em 2031, os três modelos estejam em operação simultaneamente. Neste cenário, somando a quantidade diária de passageiros, o estudo de demanda prevê o transporte de mais de meio milhão de pessoas.
Há a expectativa de que pelo menos dois grupos empresariais disputem o certame.
O projeto prevê a revitalização de uma área de 270 mil m² na região central de Campinas, incluindo a construção de um parque, uma área de inovação e habitação social.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade