A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Governo de SP anuncia investimento R$ 243 milhões em medidas para sistema de balsas do Estado

Ações de curto, médio e longo prazo serão implementadas, a fim de agilizar o sistema e minimizar filas de espera

Maria Eduarda Guimarães

02/10/2023 às 11:11  atualizado em 02/10/2023 às 13:43

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com investimento de R$ 31,7 milhões apenas na Travessia São Sebastião-Ilhabela, a frota será modernizada, até 2024

Com investimento de R$ 31,7 milhões apenas na Travessia São Sebastião-Ilhabela, a frota será modernizada, até 2024 | Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo anunciou que investirá mais de R$ 243 milhões, até 2024, em medidas para o sistema de balsas do Estado. Ações de curto, médio e longo prazo serão implementadas, a fim de modernizar, agilizar filas de espera e garantir maior fluidez para as operações das travessias litorâneas. 

Continua depois da publicidade

Entre as principais ações previstas, estão aumento da capacidade no transporte, melhoria de regras, aquisição de novos equipamentos, obras em terminais e estaleiros, além de mais apoio técnico e operacional para garantir agilidade no embarque e desembarque dos usuários.

O anúncio do pacote de medidas foi feito pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, durante visita à Travessia São Sebastião-Ilhabela no último sábado (25).

“Queremos melhorar o sistema de travessias, cuja precariedade já vem de muito tempo. Desde o início do ano, estamos empenhados em ações de curto, médio e longo prazo para solucionar o mais rápido possível a situação, que se agravou nos últimos dias pela conjugação de fatores mecânicos e de restrições climáticas. Já retornamos quatro ferry boats à operação e nos próximos dez dias teremos mais medidas implementadas”, afirmou a secretária.

Continua depois da publicidade

Travessia São Sebastião-Ilhabela

Nos últimos dias, filas extensas foram observadas devido a problemas técnicos na frota, além de restrições climáticas, que impediram o deslocamento das embarcações em momentos críticos. Com investimento de R$ 31,7 milhões apenas na Travessia São Sebastião-Ilhabela, a frota será modernizada, até 2024.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e no Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Outros R$ 48,8 milhões serão investidos nesta Travessia em obras de dragagem, drenagem e reforma dos flutuantes e bolsões.

Para evitar o sobrepeso nas embarcações, que acaba acarretando danos à frota, será realizada a implementação de uma balança, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O equipamento funcionará de forma permanente, a partir da próxima quarta-feira, às 0h, para fiscalizar o limite de 45 toneladas, por caminhão.

O departamento, em conjunto com o órgão municipal, ainda iniciará o diálogo para estruturação de um plano para melhorar o acesso viário e auxiliar na organização das filas no município de São Sebastião, permitindo mais fluidez e controle, mesmo fora da área de embarque.

Continua depois da publicidade

O Estado também trabalha em regras para a travessia de caminhões entre os dois municípios. A ideia é que o deslocamento de um ponto a outro aconteça fora do horário comercial. Importante destacar que o transporte de cargas essenciais, como alimentação e combustível, não terá restrições.

Curto prazo 

Ainda como ação de curto prazo, para todas as travessias litorâneas do Estado, serão adquiridos, com investimento de R$ 30,1 milhões, 16 novos reversores – equipamento que faz as embarcações andarem para frente e para trás – e 50 novos motores. O objetivo é garantir equipamentos em estoque, a fim de dar celeridade à manutenção (em média, três horas para ser concluída). Será implementado, ainda, um novo contrato de manutenção que dará mais previsibilidade à operação, pois permitirá manutenções intermediárias e, não somente, após o término dos contratos.

Continua depois da publicidade

Médio prazo

Estaleiros e atracadouros, com obras já contratadas, serão reformados e modernizados. O pacote prevê, ainda, novos serviços, como sistema de apoio técnico e operacional, reforma de 14 embarcações e equipamentos diversos, e obras em terminais e estaleiros, que incluem a construção de flutuantes e dragagens.

Longo prazo

Continua depois da publicidade

A principal meta do Governo é a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão dos serviços de travessias do Estado. O estudo deve ser contratado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), ainda neste semestre, e a previsão é que o leilão ocorra em 2025.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados