Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem requisitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos
Continua depois da publicidade
Desempregados têm acesso gratuito a transporte público | Divulgação/Gov do Estado de SP
Empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) - CPTM, EMTU e Metrô - irão oferecer acesso facilitado aos serviços de transporte para trabalhadores desempregados. Pessoas desempregadas há mais de 30 dias podem solicitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos, proporcionando acesso gratuito integrado à CPTM e ao Metrô.
Continua depois da publicidade
Como solicitar o benefício nos trilhos
As credenciais, válidas por 90 dias e não renováveis, são distribuídas a trabalhadores demitidos entre 30 a 180 dias. A solicitação é feita no posto da estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com RG, CPF, carteira de trabalho e documento de rescisão do último contrato.
Ao utilizar CPTM e Metrô, os beneficiários devem apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas. Os bilhetes especiais do desempregado são válidos até sua expiração. Mais informações estão disponíveis pelo 0800 055 0121 ou nos sites www.cptm.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br.
Continua depois da publicidade
Em 2023, 24.446 cidadãos foram beneficiados, um aumento de 9% em comparação ao ano anterior, que registrou 22.376 credenciais emitidas.
Benefício para ônibus intermunicipais
Para os ônibus intermunicipais da EMTU, moradores ou trabalhadores do ABC paulista têm direito ao benefício, com validade de 28 dias. A solicitação é feita pelo telefone 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A documentação necessária inclui carteira profissional, comprovante de residência, identidade ou CNH, e rescisão de contrato. A EMTU emitiu 142 credenciais em 2023, e 159 em 2022.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade