A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 14 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Deputada protesta contra falhas constantes em linhas de trens de SP

Ediane Maria, deputada estadual pelo PSOL, e outros manifestantes fizeram ato em frente ao Grupo CCR, responsável pela ViaMobilidade

Bruno Hoffmann

18/05/2023 às 11:48  atualizado em 19/05/2023 às 10:51

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Protesto da Frente Povo Sem Medo contra as falhas das linhas de trem operadas pela ViaMobilidade

Protesto da Frente Povo Sem Medo contra as falhas das linhas de trem operadas pela ViaMobilidade | Divulgação

A deputada estadual Ediane Maria (PSOL) participou na manhã desta quinta-feira de um protesto em frente à sede do Grupo CCR, em São Paulo, contra as sucessivas falhas das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. As linhas são operadas pela ViaMobilidade, empresa sob o controle da CCR.

Continua depois da publicidade

O protesto, convocado pela Frente Povo Sem Medo, destacou que somente neste ano as linhas de trem concedidas pelo Governo de São Paulo registraram três vezes mais falhas que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

“É um absurdo que tenhamos que conviver com esse serviço tão ruim. Temos recebido inúmeras denúncias de usuários. São trens parados em que as pessoas têm que sujeitar a pular os trilhos para sair do vagão, descarrilamentos, acidentes que a empresa está envolvida, entre outros. Tudo isso gera transtornos e traz insegurança aos passageiros, que são, em grande maioria, trabalhadores que precisam de um serviço de qualidade”, disse Ediane.

Além das falhas que prejudicam os passageiros, os manifestantes também apontaram que haveria redução no tempo de treinamento dos condutores dos trens, o que causaria riscos aos trabalhadores.

Continua depois da publicidade

A deputada do PSOL prometeu buscar a justiça para exigir explicações do Grupo CCR.

“Não precisamos esperar acontecer uma fatalidade para acionar a justiça. Podemos nos antecipar e cobrar melhorias no serviço prestado pela empresa e nas ações do governador Tarcísio por meio da secretaria estadual de Transportes Metropolitanos. É o nosso direito”, defendeu.

Na semana passada, o deputado estadual Antonio Donato (PT) anunciou que dois secretários do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e um representante da ViaMobilidade terão que prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em relação às constantes falhas nas linhas8-Diamante e 9-Esmeralda da rede de trens de São Paulo, administradas pela ViaMobilidade.

Continua depois da publicidade

“Eles vão ter que explicar tintim por tintim por que tantas falhas prejudicando a população da Grande São Paulo”, disse o deputado Antonio Donato, autor do requerimento aprovado pela Comissão de Transportes.

Concessionária promete melhorias

No fim de abril, a ViaMobilidade, apresentou ao Governo de São Paulo e ao Ministério Público uma proposta de acordo que prevê investimento de mais R$ 87 milhões para melhorias na infraestrutura dos ramais.

Continua depois da publicidade

Conforme reportagem “Folha”, a concessionária indicou que o montante deve ser investido em cinco frentes: modernização da estação Antônio João (linha 8); ampliação do mezanino da estação Barra Funda (linha 8) e instalação de escadas rolantes; adição de passarelas na estação Presidente Altino (linhas 8 e 9); ampliação do número de catracas da estação Primavera Interlagos (linha 9); implantação de tecnologia para dar informações em tempo real sobre os horários de chegada e partida das composições.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados