Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Espaço está programado para ser inaugurado em 2025; já bolsão de espera vai começar a operar em julho
Continua depois da publicidade
Área atualmente vazia onde será a praça para embarque de passageiros de carros de aplicativo | Ettore Chireguini/Gazeta de S. Paulo
A concessionária Aena anunciou que o Aeroporto de Congonhas vai ter uma praça para o embarque de passageiros de carros de aplicativo a partir de 2025. Essa seria a segunda fase do projeto para a criação de um bolsão para motoristas de aplicativos, que já vai entrar em operação em julho deste ano.
Continua depois da publicidade
A intenção é minimizar o impacto do trânsito nas vias de acesso ao aeroporto. Em uma reportagem de maio, a Gazeta mostrou que os usuários vivem um “caos diário” para entrar e sair da área de embarque e de desembarque do Aeroporto de Congonhas.
O local escolhido pela concessionária para abrir o espaço é a cobertura do atual edifício-garagem, exatamente à frente do desembarque dos passageiros, que hoje está cercado e não é utilizado para nenhum fim visível.
O local vai ter 70 vagas de parada, além de áreas comerciais e lounges de espera.
Continua depois da publicidade
Segundo a Aena, a entrada e a saída dos carros de aplicativos na praça serão feitas por dois novos viadutos de acesso, desviando esses veículos do tráfego das vias do aeroporto. As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano.
As obras do bolsão para motoristas por aplicativo estão em andamento e a previsão é que a primeira fase seja inaugurada já em julho de 2024.
Com uma área total de 4.000 m², o local terá uma capacidade para 145 vagas para veículos à espera de passageiros.
Continua depois da publicidade
“O objetivo do projeto é proporcionar um local adequado para que os profissionais possam aguardar novas corridas com segurança. Com o bolsão, os motoristas não precisarão mais circular pelas vias internas e externas do aeroporto enquanto aguardam uma nova chamada, reduzindo o impacto no trânsito local”, informou a concessionária, em nota.
O novo bolsão de espera para motoristas de aplicativos ficará localizado na entrada do sítio aeroportuário, próximo ao atual bolsão destinado a táxis credenciados e ao estacionamento de uma locadora de veículos.
Para os motoristas, o projeto prevê que as empresas de aplicativos organizem filas virtuais para uma melhor organização do fluxo de chamadas.
Continua depois da publicidade
A área de espera dos passageiros para embarque nos carros de aplicativos por enquanto vai permanecer no piso inferior, descendo a rampa após a saída do desembarque dos voos.
Em uma reportagem de maio, a Gazeta mostrou que os usuários vivem um “caos diário” para entrar e sair da área de embarque e de desembarque do Aeroporto de Congonhas.
O túnel de embarque do aeroporto, que se inicia na avenida 23 de Maio, apresenta congestionamentos longos todos os dias por causa do afunilamento entre carros comuns e por aplicativo.
Continua depois da publicidade
“Aqui é um caos diário. Desde que os táxis passaram para a pista de cima a situação piorou muito. Hoje, não vale a pena para a gente vir buscar passageiro”, explicou um motorista por aplicativo, chamado pela plataforma 99.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade