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Cotidiano

Companhia suspende transporte de animais por 30 dias após morte de cão

Pet deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Sinop (MT), mas foi para Fortaleza (CE)

Monise Souza

24/04/2024 às 11:54  atualizado em 24/04/2024 às 17:00

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Companhia aérea Gol anunciou a suspensão do transporte de animais no compartimento de bagagens

Companhia aérea Gol anunciou a suspensão do transporte de animais no compartimento de bagagens | Divulgação

A companhia aérea Gol anunciou a suspensão do transporte de animais no compartimento de bagagens a partir desta quarta-feira (24). A medida foi tomada após a morte do golden retriever Joca na segunda-feira (22). O pet deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Sinop (MT), mas foi parar em Fortaleza (CE).

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De acordo com a companhia, a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela Gollog foi suspensa para que a empresa se dedique a concluir a apuração sobre o caso.

Para os clientes que já contrataram o serviço, a empresa autorizou o pedido de restituição do valor total ou a prorrogação da viagem. Segundo comunicado divulgado pela companhia, os tutores ainda podem transportar animais na cabine do avião, desde que cumpram os requisitos determinados pela companhia.

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João Fantazzini, tutor do Joca, se indignou com a situação. "Ele saiu bem e voltou morto para mim. Um descaso total lá dentro, porque ninguém falava nada. Eles vinham com lanchinho para mim, pra quê que eu vou querer comer? Eles acham que eu preciso que alguém me dê um lanche para comer? O que eu espero é que eles paguem”, afirmou ao "G1".

Por meio de nota, a Gol afirmou que foi surpreendida pela morte do cachorro, já que ele teria recebido cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, o óbito aconteceu logo após pouso em Guarulhos.

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Anac deve investigar morte de Joca

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foi incluída na pasta e deve investigar o ocorrido junto ao ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos).

O anúncio foi feito após uma audiência do ministro com deputados do União Brasil, Fernando Marangoni e Rafael Saraiva, e publicado nas redes sociais na noite desta terça-feira (23).

Confira a nota completa

Verifique abaixo a nota na íntegra divulgada pela companhia:

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A Gol se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave.  Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.

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A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.

Suspensão e restrição de serviços

Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.

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Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por  restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.

Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.

As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465".

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*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

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