Entre em nosso grupo
2
O verão começou, mas o calor típico da estação deve ser observado apenas nesta segunda e terça
02/01/2023 às 16:05 atualizado em 02/01/2023 às 16:50
Continua depois da publicidade
Temperatura mínima chega aos 16 graus no próximo domingo | Zanone Fraissat/Folhapress
A estação mais quente do ano começou no último dia 21 de dezembro, mas até o momento não foi possível observar períodos de vários dias de calor na capital paulista. Nos próximos dias, a temperatura média na cidade, que nesta segunda-feira (2) chegou aos 30°C, deve ter queda de 14°C.
Continua depois da publicidade
Os paulistanos ainda não puderam experimentar um cenário de verão intenso e constante. Isso porque as chuvas, também muito frequentes nesta estação, ajudaram a manter as temperaturas amenas na cidade.
A previsão para o início da terça-feira (3) é de sol e calor. A alta temperatura e a entrada da brisa marítima geram áreas de instabilidade que provocam pancadas moderadas a fortes com potencial para rajadas de vento, descargas elétricas e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre 19°C e 29°C.
Mas o calorão deve permanecer somente até esta terça-feira na Capital. Isso porque uma frente fria deve mudar totalmente o clima na cidade.
Continua depois da publicidade
Chegada da frente fria faz temperaturas caírem na cidade de São Paulo
Na quarta-feira (4), a propagação de uma frente fria vinda do litoral paulista muda o tempo. Esse sistema gera áreas de instabilidade que provocam chuva que será mais generalizada e com intensidade moderada a forte a partir do meio do dia. A partir daí, as temperaturas na cidade se mantém mais amenas.
Ainda na quarta, há potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos nas áreas de encosta. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18°C e a máxima de 26°C.
Continua depois da publicidade
Friozinho no verão da capital paulista
De acordo com informações do site Clima Tempo, as temperaturas previstas para a cidade apresentam queda de 14°C. Isso porque, no domingo (8) as mínimas ficarão em 16°C e a probabilidade de chuva é de 90%.
Na segunda-feira (9), o cenário será ainda mais incomum para a estação, com a probabilidade de temperaturas máximas de apenas 20°C, conforme previsão do "Clima Tempo".
Continua depois da publicidade
Perus e Vila Mariana foram os bairros que mais tiveram chuva em dezembro
A cidade de São Paulo registrou chuvas acima da média em dezembro. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o mês terminou com 206,7mm de chuva, ou seja 11,4% acima do esperado que é de 185,5mm.
Quase todas as subprefeituras registraram índices de chuva acima dos 185,5mm esperados para o mês na cidade. Os maiores acumulados foram:
Continua depois da publicidade
“A propagação de áreas de instabilidade associadas à frentes frias e a formação de áreas de baixa pressão ao largo do litoral paulista gerou chuvas frequentes e por vezes com intensidade moderada a forte, condição típica para a época do ano”, explicou o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.
De acordo com o órgão da Prefeitura de São Paulo, dezembro costuma registrar 21 dias com chuva na Capital, e em 2022 foram 25 dias com chuva.
A cidade também apresentou dias mais frios do que o esperado.
Continua depois da publicidade
“Com relação às temperaturas mínimas, dezembro apresentou madrugadas mais frias do que o normal. Foi o segundo dezembro com média da mínima mais baixa, perdendo apenas para dezembro de 2021, conforme a série de dados do CGE que registra essas informações desde 2004”, disse Garcia.
Dessa forma, a média mensal das mínimas foi de 17,7ºC, valor 1ºC abaixo dos 18,7ºC esperados para o mês. A madrugada mais fria ocorreu no dia 23 com média de 14,5ºC na cidade, enquanto a mais abafada foi a do dia 11 com registro médio de 20,4ºC.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade