Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A gestão municipal informou que a Capital recebeu na noite da última terça mais de 1 milhão de doses do imunizante
Continua depois da publicidade
Vacinação contra a Covid | Divulgação/Prefeitura de Cajamar
A Prefeitura de São Paulo vai começar a vacinação com a Pfizer bivalente contra a Covid-19 em todas as pessoas acima de 18 anos a partir deste sábado (6). A informação foi dada inicialmente pela “TV Globo” na manhã desta quinta-feira, e depois confirmada pela reportagem da Gazeta.
Continua depois da publicidade
A gestão municipal informou que a Capital recebeu na noite da última terça (2) mais de 1 milhão de doses do imunizante, que serão distribuídas para as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida.
Atualmente, o imunizante está disponível para pessoas acima de 40 anos de idade. Outros públicos elegíveis neste momento são maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
Continua depois da publicidade
Desde o dia 27 de fevereiro, a Capital já aplicou 1.344.167 doses da vacina.
A vacina bivalente promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma dose
A vacinação contra Covid-19 com outros imunizantes continua em todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.
Continua depois da publicidade
Dia D
Também no sábado, a Secretaria Municipal da Saúde vai realizar o Dia D de multivacinação. Estarão disponíveis vacinas contra a Covid-19, influenza (vírus causador da gripe), vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), com a atualização de carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes com imunizantes disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Além disso, as UBSs da capital paulista entregarão aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), que deverá ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV.
Continua depois da publicidade
“O Dia D de multivacinação é mais uma estratégia da Prefeitura de São Paulo para facilitar o acesso da população à vacinação, proporcionando maior proteção contra diversas doenças e, assim, avançar no aumento das coberturas vacinais na cidade”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira.
Para essas ações, todas as UBSs estarão abertas das 8h às 17h, e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade