Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Consórcios vencedores serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão de 22 cemitérios e um crematório público
Continua depois da publicidade
Cemitério da Vila Formosa, na zona leste da Capital | Marcello Zambrana/Agif/Folhapress
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira que deu início à transição da gestão dos cemitérios municipais para as concessionárias que passam a ser, oficialmente, responsáveis pelos serviços.
Continua depois da publicidade
Os quatro consórcios vencedores serão responsáveis pela gestão, operação, manutenção, exploração, revitalização e expansão de 22 cemitérios e um crematório público. O contrato prevê a criação de novos crematórios.
De acordo com a gestão municipal, o Serviço Funerário do Município continuará acompanhando as concessionárias por 60 dias.
As concessões terão o prazo de 25 anos e gerarão, segundo a prefeitura de São Paulo, cerca de R$ 1,2 bilhão em benefícios econômicos para a cidade, além da qualificação dos serviços oferecidos para os usuários.
Continua depois da publicidade
Todas as gratuidades já garantidas pelas leis municipais permanecerão após a concessão, além da expansão para cremação.
Uma série de entidades já se mostraram contrárias à concessão do serviço funerário da cidade, como o Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (SindSep).
Veja quais são as quatro concessionárias e quais cemitérios elas serão responsáveis:
Continua depois da publicidade
- Concessionária de Cemitérios e Serviços Funerários SPE: Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana.
- Consórcio Cortel São Paulo: Araçá, Dom Bosco, Santo Amaro, São Paulo e Vila Nova Cachoeirinha.
- Consórcio Cemitérios e Crematórios SP: Campo Grande, Lageado, Lapa, Parelheiros e Saudade
Continua depois da publicidade
- Concessionária Prever Administração Cemiterial e Serviços Funerários S.A.: Freguesia do Ó, Itaquera, Penha, São Luiz, São Pedro e Vila Alpina (crematório).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade