A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Brasscom estima que setor de tecnologia deve gerar 400 mil vagas em SP até 2024

Presidente da associação, Sérgio Paulo Gallindo, afirma que precisam de profissionais qualificados na área

Maria Eduarda Guimarães

02/03/2022 às 14:20  atualizado em 02/03/2022 às 14:56

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Carteira de trabalho

Carteira de trabalho | Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

A  Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), estima que entre 2019 e 2024 serão necessários, pelo menos, 420 mil profissionais para suprir a demanda interna do mercado.

Continua depois da publicidade

"Ainda não iniciamos a revolução da internet das coisas, das cidades inteligentes, do 5g, etc. Esses temas são todas tecnologias que já estão começando a fazer efeito. Fizemos uma projeção de demanda de profissionais. Na ocasião estimamos em 420 mil", disse o presidente da Brasscom, Sérgio Paulo Gallindo. 

"Provavelmente vamos errar bastante com a nossa perspectiva. Precisaremos de mais gente qualificada para trabalhar com tecnologia. Em uma média simples, temos uma demanda de 70 mil profissionais por ano, e o Brasil só forma no ensino superior para tecnologia, 46 mil profissionais."

Luiza Gomide, chief people officer do PicPay, explica que a falta desses profissionais motivou empresas de tecnologia a criarem segmentos, dentro dos Recursos Humanos, para reter talentos."Cheguei na empresa há 5 meses e vim com o desafio de criar uma área que não fosse a área de pessoas 'tradicional'. A estratégia que usamos foi unir o profissional de Rh com o profissional de tecnologia e junto eles cocriarem a jornada desse colaborador dentro da empresa".

Continua depois da publicidade

"É um mercado muito competitivo e a disputa por esses talentos e pelo profissional de tecnologia é grande. Então, pensando nisso investimos, criando essa área focada. Esse acompanhamento possibilita uma atração e retenção de talentos", explica Gomide.

O Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate) e o Instituto Proa oferecem alguns cursos gratuitos para aqueles que tem interesse pela área. 

Os Cate's possuem diversos cursos na área de programação, como SQL, lógica de programação e introdução à criação de site. Não há limitação de vagas e a grade completa de cursos está disponível no site.

Continua depois da publicidade

Já o Proa está com turmas abertas para 2022, onde o aluno, durante seis meses, aprende a programar e se tornar um desenvolvedor full stack. O Curso é gratuito e com material, uniforme e notebook inclusos. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados