Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Obra integra o projeto da gestão municipal que propõe criações para homenagear personalidades negras da cultura paulistana
Continua depois da publicidade
Aline Torres (MDB) é a nova secretária municipal de Cultura de São Paulo | Reprodução/Instagram
A Prefeitura de São Paulo informou que vai inaugurar neste domingo (15), no canteiro central da avenida Braz Leme, na zona norte da Capital, uma escultura em tributo a Adhemar Ferreira da Silva, o primeiro atleta bicampeão olímpico do Brasil e primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico em eventos individuais.
Continua depois da publicidade
A obra integra o projeto da gestão municipal, comandado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que propõe criações para homenagear personalidades negras da cultura paulistana. Dos mais de 360 monumentos que homenageiam personalidades e fatos históricos na Capital, menos de 3% representam pessoas negras e indígenas, revelou levantamento do Instituto Pólis,
"A figura do Adhemar é um exemplo de quebra de estigmas estabelecidos pelo racismo, sobretudo dentro do esporte. Apesar delas, ele nunca deixou de se superar e vencer", disse a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.
A escultura é uma criação de Alex Hornest, que retrata o atleta com os dois braços para cima, em uma releitura de uma das suas posições de salto.
Continua depois da publicidade
A primeira escultura desse projeto municipal foi inaugurada em dezembro de 2021, em homenagem a Itamar Assumpção, no Centro Cultural da Penha. No mês de abril, ocorreram mais duas inaugurações: a de Madrinha Eunice na Praça da Liberdade, e a de Geraldo Filme, na Praça David Raw. Está prevista mais uma obra para este ano, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade