Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A cidade de São Paulo possui mais de 100 bibliotecas públicas, onde é possível fazer atividades para além da leitura
Continua depois da publicidade
Localizada dentro do Parque Villa Lobos, a biblioteca homônima foi aberta no ano de 2015 | Divulgação Governo do Estado
Não é raro ver publicações enaltecendo bibliotecas ao redor do mundo, sobretudo na Europa. Pois saiba que a cidade de São Paulo não deixa a desejar quando o assunto é biblioteca.
Continua depois da publicidade
Segundo informações da Prefeitura, a Capital conta com 118 bibliotecas municipais, das quais 54 são vinculadas à Coordenadoria do Sistema Municipal das Bibliotecas (CSMB), da Secretaria Municipal de Cultura.
Já o Governo do Estado administra duas bibliotecas na cidade: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa – Lobos.
Abaixo, saiba um pouco mais das bibliotecas mais famosas da Capital.
Continua depois da publicidade
Idealizada por Mário de Andrade, ela possui 2.483,90 m² e um acevo de mais de 76 mil itens. Além da área dedicada à leitura, o espaço também conta com uma sala voltada à primeira infância, uma sala com computadores com acesso à internet de acesso exclusivo ao público infantil, um espaço gamer e um grupo de teatro infantil formado por crianças e jovens da biblioteca, o Teatro Infantil da Monteiro Lobato (TIMOL).
A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato fica na Rua General Jardim, 485, Vila Buarque. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Especializada em contos de fadas, a Biblioteca Hans Christian Andersen é mais uma que promete encantar o público infantil.
Continua depois da publicidade
Em um espaço de 950,66 m², a biblioteca, que foi inaugurada em julho de 1952, guarda um acervo com cerca de 31 mil itens, sendo 29,8 mil livros, e ainda conta com programação cultural temática.
A Biblioteca Hans Christian Andersen está localizada na Avenida Celso Garcia, 4.142, no Tatuapé. Ela funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Biblioteca Mário de Andrade
Detentora do título de maior biblioteca municipal do Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade foi fundada em 1925 e inaugurada em 1926. Seu acervo com mais de 1,5 milhão de itens, entre periódicos, materiais bibliográficos, audiovisuais, iconográficos e cartográficos, lhe confere a qualificação de segunda maior biblioteca do país, ficando atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
O prédio projetado por Jacques Pilon é um marco da arquitetura art-nouveau da cidade, sendo que o espaço conta com dois prédios, que somam mais de 30 andares.
Dentre os destaques da biblioteca está a coleção de obras raras da instituição, cujas preciosidades incluem nove exemplares de incunábulos (livros impressos antes de 1500) e várias obras raras sobre o Brasil, algumas das quais se conhecem poucos exemplares no mundo.
A Biblioteca Mário de Andrade fica na Rua da Consolação, 94. As áreas comuns (hall de entrada, terraço e salas de estudo) funcionam de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que a Biblioteca Mário de Andrade promove uma programação cultural intensa, com eventos acontecendo quase todos os dias, entre palestras, debates, cursos, clubes de leitura e escrita, exposições, concertos e peças de teatro.
Biblioteca de São Paulo
Inaugurada em 2010 em um espaço que abrangia a antiga Penitenciária do Carandiru, em 2018, a Biblioteca de São Paulo ficou entre os finalistas do Prêmio de Melhor Biblioteca do Mundo, promovido pela Associação dos Editores do Reino Unido, em parceria com a Feira do Livro de Londres.
Segundo a Secretaria de Cultura do Governo do Estado, a biblioteca conta com um acervo de mais de 42 mil itens e fica na Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
Continua depois da publicidade
Biblioteca Parque Villa Lobos
Localizada dentro do Parque Villa Lobos, a biblioteca homônima foi aberta no ano de 2015. Seu acervo físico é formado por mais de 30 mil itens.
Além do espaço dedicado à leitura, na biblioteca acontecem diversas atividades de lazer, como contação de histórias, saraus, apresentações musicais, entre outros.
A Biblioteca Parque Villa Lobos fica na Avenida Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros e funciona de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade