Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Celulares modernos agora enviam localização diretamente para serviços como polícia, bombeiros e Samu
Continua depois da publicidade
Compartilhamento de localização ocorrerá maneira automática | Tânia Rego/Agência Brasil
Um recurso promete transformar o atendimento em situações de emergência no Brasil, conforme anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira (16/12)
Continua depois da publicidade
Isso porque, a partir desta semana, ao realizar uma ligação para a polícia (190), o Samu (192) ou os bombeiros (193) os atendentes terão acesso imediato à localização de quem solicita ajuda.
A funcionalidade elimina a necessidade de informar manualmente o endereço, tornando os atendimentos mais rápidos e aumentando a eficácia das operações de resgate.
O Samu, inclusive, leva em média 22 minutos para atender casos graves na capital paulista. Tecnologias como a apresentada pela Anatel, prometem agilizar os chamados.
Continua depois da publicidade
A tecnologia foi homologada pela Anatel em parceria com gigantes da tecnologia, como Google e Apple, responsáveis pelos sistemas Android e iOS, respectivamente, além das operadoras de telefonia móvel.
Na prática, assim que uma ligação para os serviços de emergência é realizada, a localização do usuário é automaticamente compartilhada com o atendente.
Esse processo ocorre sem que seja necessário realizar qualquer ação adicional no celular. O posicionamento geográfico é determinado com base em redes GPS, conexões Wi-Fi e dados fornecidos por torres de celular próximas.
Continua depois da publicidade
Além disso, o recurso foi configurado para funcionar mesmo em áreas onde o sinal de internet ou celular é precário, como regiões rurais e remotas.
Nessas situações, as informações de localização são enviadas automaticamente por SMS.
A funcionalidade está ativada por padrão em dispositivos que utilizam o sistema Android a partir da versão 5.0 ou superior, e em iPhones com iOS 18.2 ou superior.
Continua depois da publicidade
No caso dos aparelhos da Apple, o recurso está disponível a partir do iPhone SE (2ª geração) e do iPhone XR.
O principal objetivo da novidade é aumentar a agilidade e a precisão nos atendimentos realizados pelos serviços de emergência.
Ao reduzir o tempo necessário para identificar a localização do solicitante, espera-se que a tecnologia salve mais vidas e otimize os recursos das equipes de resgate.
Continua depois da publicidade
Por enquanto, o recurso está disponível apenas para os números de emergência 190, 192 e 193. Porém, há a expectativa de que ele seja expandido para outros serviços no futuro.
Essa tecnologia de localização automática já é utilizada em diversas partes do mundo e tem demonstrado resultados impressionantes.
Em um exemplo relatado pelo Google, em 2018, por exemplo, o recurso foi essencial para o resgate de um parapentista nos Alpes Austríacos.
Continua depois da publicidade
Após sofrer um acidente com o paraquedas, o homem foi localizado em uma área de apenas 6 metros de diâmetro graças ao sistema de localização.
Essa precisão permitiu que uma equipe de resgate chegasse ao local rapidamente e realizasse o salvamento por helicóptero.
Com a implementação desse recurso no Brasil, as autoridades esperam alcançar o mesmo nível de eficiência e segurança.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade