Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A infecção pode ser grave, especialmente para prematuros e bebês com condições de saúde preexistentes. | Freepik
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) representa uma das maiores ameaças à saúde de bebês, especialmente os prematuros e aqueles com comorbidades.
Continua depois da publicidade
Embora menos conhecido do que o vírus da gripe ou o coronavírus, o VSR é a principal causa de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos e crianças pequenas. Ele impacta gravemente o sistema respiratório e, em alguns casos, leva a hospitalizações.
De acordo com dados de 2013 a 2022, a incidência de hospitalizações causadas pelo VSR em crianças menores de dois anos aumentou 33% ao ano no Brasil, evidenciando a necessidade de medidas de prevenção mais eficazes.
“Assim como outros vírus respiratórios, o VSR pode causar sintomas como nariz entupido, tosse, febre, desconforto respiratório e chiado no peito”, explica Marco Aurélio Sáfadi, pediatra e infectologista.
Continua depois da publicidade
Ele alerta que os pais devem estar atentos, pois a condição dos bebês pode piorar rapidamente, exigindo intervenção médica imediata.
A infecção pode ser grave, especialmente para prematuros e bebês com condições de saúde preexistentes.
“Complicações do VSR podem causar redução da função pulmonar e aumentar o risco de doenças respiratórias crônicas, além de demandar mais recursos de saúde ao longo da vida”, emenda o especialista, que também é professor adjunto e diretor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a prevenção do VSR inclui cuidados básicos como evitar aglomerações e contato com pessoas gripadas.
Entretanto, avanços significativos foram alcançados com o desenvolvimento de um imunizante de dose única, que protege bebês saudáveis e com condições de risco.
“Nos países onde essa vacina foi implementada, houve uma queda drástica nas hospitalizações relacionadas ao VSR”, enfatiza Sáfadi.
Continua depois da publicidade
A Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) está avaliando, por meio de uma Consulta Pública, a inclusão de um novo imunizante de dose única contra o VSR no Sistema Único de Saúde (SUS).
Este imunizante já demonstrou resultados promissores em outros países, reduzindo consideravelmente internações e atendimentos médicos relacionados ao vírus.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade