A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 21 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Economia

São Paulo continua com previsão para temporais e riscos de alagamentos

Formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista reforça as instabilidades e espalha chuva pela Capital

Monise Souza

11/12/2024 às 07:00  atualizado em 12/12/2024 às 16:13

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nos próximos dias, o sol continuará aparecendo entre nuvens, mas com quedas de temperatura ao longo do dia

Nos próximos dias, o sol continuará aparecendo entre nuvens, mas com quedas de temperatura ao longo do dia | Rodrigo Pivas/Gazeta de S. Paulo

A semana começou com instabilidades em todo o estado de São Paulo. Esta quarta-feira (11/12) deve se manter instável, com céu nublado e garoa em grande parte da Capital. O clima deve permanecer irregular nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta “amarelo” para a possibilidade de chuvas intensas em toda a cidade de São Paulo. Nestas condições, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Nos próximos dias, a chuva se concentrará sobre a região Sudeste do Brasil. Esta semana é marcada por instabilidades em boa parte dos estados brasileiros.

Essas condições aumentam o risco de quedas de árvores, formação de alagamentos, deslizamentos de terra, desabamentos e transbordamentos de rios e córregos na região. Além da chuva, o sistema ainda provoca declínio das temperaturas, dando uma trégua ao forte calor registrado nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Aumento da chuva

A formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista, combinada com a circulação de ventos, reforçará as instabilidades e espalha chuva por todas as regiões do estado de São Paulo neste início de semana. 

Nos próximos dias, o sol continuará aparecendo entre nuvens, mas com quedas de temperatura ao longo do dia, proporcionando condições mais frescas. As instabilidades ganham mais intensidade e a chuva vem pesada em todo o Estado.

Recomendações do CGE

Em casos de alagamentos, o CGE faz algumas recomendações à população:

Continua depois da publicidade

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para haver menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Clima na Capital

A quarta-feira (11/12) vai começar com céu encoberto e garoa ocasional. Por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano, a temperatura não sobe muito e o céu com muitas nuvens predomina. Os termômetros oscilam entre a mínima de 18°C ao amanhecer, e a máxima de 23°C no início da tarde.

Na quinta-feira (12/12), muita nebulosidade, porém com algumas aberturas de sol. A temperatura estará agradável e não há expectativa de chuva significativa. Mínima de 17°C e máxima de 24°C

Segundo o CGE, a previsão indica que os próximos dias serão nublados e chuvosos. Confira as mínimas e máximas:

Continua depois da publicidade

Quarta-feira

Mínima: 18°C
Máxima: 23°C

Quinta-feira

Mínima: 17°C
Máxima: 24°C

Sexta-feira

Mínima: 20°C
Máxima: 28°C

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados