Entre em nosso grupo
2
Automotor
Importado do México, novo Equinox desembarca no Brasil em duas versões, a Active e a RS
Continua depois da publicidade
Atualmente, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com cerca de 70%, e os eletrificados, com 30% | Divulgação
Em meio ao segmento de SUVs cada vez mais aquecido e ainda alimentado por modelos eletrificados vindos especialmente da China, a Chevrolet resolveu apostar na categoria dos utilitários médios equipados com motor a gasolina e turbinados.
Continua depois da publicidade
Importado do México, o novo Equinox desembarca no Brasil em duas versões, a Active e a RS. Embora a marca norte-americana não tenha revelado os preços dos modelos, os valores provavelmente serão a partir de R$ 227.990, dependendo da taxação de cada Estado.
Ambas configurações da quarta geração do SUV, introduzido no mercado em 2004, se diferenciam pela grade e pelos para-choques customizados, conjunto próprio de rodas e cabine ambientada para cada perfil.
O novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores: "Verde Cacti" (exclusivo da Activ), "Vermelho Radiant" (apenas da RS), "Branco Abalone", "Preto Ouro Negro" e "Prata Shark".
Continua depois da publicidade
Atualmente, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com cerca de 70%, e os eletrificados, com 30%. Para acolher o desejo da menor porção, a General Motors lançou recentemente o Equinox EV 100% elétrico no Brasil, também vindo do México.
A opção totalmente “verde” do Equinox – que só tem o nome em comum com a variante a combustão – tem 292 cavalos (215 kW) de potência, 46 kgfm de torque, tração integral e preço de R$ 419 mil.
No caso do novo Equinox Turbo, a variante Activ é inédita e voltada ao público aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana.
Continua depois da publicidade
As duas trazem tração integral inteligente e compartilham inovações tecnológicas como a conectividade 5G, os assistentes avançados de segurança e direção e o pacote premium de itens de conforto.
O motor 1.5 turbo tem 177 cavalos, agora associado à transmissão automática de 8 marchas. A bordo dos dois Equinox, cinco ocupantes contam com amplo espaço, incluindo assoalho traseiro plano, sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.
Disponível no Brasil a partir do início deste mês, o novo Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet para este ano. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo. A frente está mais alta, e a lateral ganhou linhas mais “atléticas”.
Continua depois da publicidade
Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de leds em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet. O utilitário esportivo continua se destacando pela superioridade nas dimensões e pelo seu “size impression”, expressão atribuída a um carro que chama a atenção pelo porte e pela presença.
A nova geração tem 4,66 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,71 metro de altura e 2,73 metros de distância de entre-eixos – segundo a Chevrolet, para favorecer tanto o design externo quanto o melhor aproveitamento do espaço interno.
O compartimento de bagagem leva 469 litros e conta com um “subsolo”, indicado para quem precisa separar ou “camuflar” determinados tipos de carga.
Continua depois da publicidade
A frente do novo Equinox é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. O efeito de teto “flutuante” (panorâmico) é outro detalhe que ressalta a estética do modelo.
Comparando as versões Activ e RS, o modelo de apelo aventureiro traz vários elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto e interior com acabamentos caramelo. Já a derivação esportiva dá a impressão de ser um veículo mais aerodinâmico e mais próximo ao chão.
Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.
Continua depois da publicidade
Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou alertas de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência e de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, sensor perimetral de desembarque, câmera 360 graus e retrovisor interno com projeção de vídeo.
Foram mantidos o sistema de resposta automática em caso de acidente e os bancos com alertas sensoriais. De acordo com a Chevrolet, outro diferencial do novo Equinox Turbo está na conectividade.
Além do quadro de instrumentos de 11 polegadas configurável, o veículo tem sistema "OnStar 5G" e multimídia "MyLink" com tela de 11,3 polegadas de última geração, compatível com Android Auto e Apple CarPlay mais internet e Google built-in nativos, com o carro não necessitando de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por Inteligência Artificial.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade