A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 22 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Conheça o 3º rio mais transparente do mundo, que fica o Brasil

Gazeta visitou e mergulhou no Rio Sucuri e conta como foi a experiência de nadar com centenas de peixes coloridos

Raphael Miras

26/11/2024 às 11:23  atualizado em 28/11/2024 às 11:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Rio mais transparente do Brasil oferece passerio com infraestrutura completa para mergulho

Rio mais transparente do Brasil oferece passerio com infraestrutura completa para mergulho | Divulgação

Se você alguma vez já sonhou que estava mergulhando em um rio de águas transparentes, saiba que esse sonho pode se tornar realidade. Localizado na cidade de Bonito (MS), o Rio Sucuri é considerado o mais transparente do Brasil e um dos mais translúcidos do planeta.

Continua depois da publicidade

Este afluente tem águas mais claras do que as de muitas piscinas e é repleto de peixes. A flora à sua volta é deslumbrante e faz com que os visitantes se sintam em uma miragem.

Para visitar o Rio Sucuri é necessário contratar um serviço de turismo. Eles vão disponibilizar uma roupa para fazer seu corpo flutuar na superfície. Também são oferecidos óculos de mergulho e um snorkel.

Com esses equipamentos, mesmo as pessoas que não sabem nadar podem aproveitar o mergulho sem qualquer problema. Trata-se de uma experiência única, que vale qualquer investimento.

Continua depois da publicidade

Como nadar no rio mais transparente do Brasil

O passeio não é muito barato, mas como adiantamos, o investimento vale muito a pena. Cobra-se R$ 346 para o serviço de flutuação no rio, o que já inclui o empréstimo dos equipamentos necessários.

Abismo Anhumas, em Bonito (MS) / Foto: Wikimedia Commons
Abismo Anhumas, em Bonito (MS) / Foto: Wikimedia Commons

Os equipamentos são imprescindíveis, pois evitam que os turistas coloquem o pé no leito do rio e assim prejudiquem a transparência da água. Com eles, o corpo flutua o tempo todo.

Crianças a partir de 4 anos podem fazer o passeio, mas todos os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

Continua depois da publicidade

Há uma restrição para gestantes a partir de 24 semanas e para pessoas que fizeram cirurgia até 90 dias.

Para quem não curte contato com água, mas ainda sim quer admirar a beleza do rio, há a opçona de passeio com barco. O serviço custa R$ 160 e é possível acompanhar os banhistas ao longo do percurso.

Nossa experiência no mergulho no rio mais transparente do Brasil

Nossa reportagem visitou o Rio Sucuri durante o verão, em um dia com calor de 40 graus. A cidade é quente e venta pouco nesta época. Para quem não está acostumado, pode ser um desafio. O calor é recompensado com o mergulho neste paraíso.

Continua depois da publicidade

Antes de chegar ao rio, no centro, o turista encontra dezenas de agências que oferecem o passeio ao Rio Sucuri. Também há passeios para outros rios transparentes na região.

São oferecidos diversos passeios também a grutas e cavernas, nas quais também é possível fazer mergulhos exploratórios nos rios subterrâneos.

Nossa experiência no Rio Sucuri foi realmente fantástica. O mergulho dá a sensação de estar em uma outra dimensão do mundo. O visitante fica ao lado de centenas de peixes coloridos, que pouco de incomodam com a presença das pessoas.

Continua depois da publicidade

A organização do passeio é muito bem estruturada e as orientações de preservação do local são levadas muito a sério. A ideia é garantir que a água permaneça transparente e que o ambiente seja preservado.

Roupa, snorkel, sapatilhas e outros equipamentos vão garantir que seu corpo flutue durante todo o tempo. Não é necessário fazer qualquer movimento, pois a correnteza da água se encarrega de deslocar seu corpo.

Não é à toa que o Rio Sucuri é um dos três rios mais transparentes do mundo. A água é tão translúcida quanto a de uma piscina.

Continua depois da publicidade

Descer todo o rio leva cerca de dez minutos. Não é o tipo de passeio que você termina e pensa “foi muito rápido”. Pelo contrário.

Será um tempo suficiente para curtir com calma a paisagem embaixo d’água. Ao final, a única reclamação dos visitantes costuma ser “por que nunca vim aqui antes?”.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados