A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Naufrágio de 'Titanic Brasileiro' no litoral de SP esconde tesouro de 11 toneladas milionário

Mais de um século após o naufrágio do transatlântico Príncipe de Astúrias em Ilhabela, lendas sobre um tesouro submerso continuam a alimentar mistérios e atrair caçadores de ouro

Joseph Silva

25/11/2024 às 21:27  atualizado em 25/11/2024 às 21:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na madrugada do dia 5 de março de 1916, o transatlântico Príncipe de Astúrias naufragou em Ilhabela.

Na madrugada do dia 5 de março de 1916, o transatlântico Príncipe de Astúrias naufragou em Ilhabela. | Divulgação

Há mais de um século, o naufrágio do transatlântico espanhol "Príncipe de Astúrias" nas águas de Ilhabela, em 1916, continua a ser envolto em mistério e especulação. Conhecido como o "Titanic brasileiro", o navio teria afundado levando consigo não apenas centenas de vidas, mas também um tesouro estimado em 11 toneladas de ouro.

Continua depois da publicidade

Segundo lendas e teorias que circulam há décadas, esse ouro teria sido destinado a financiar a Revolução Mexicana ou a pagar por trigo argentino durante a Primeira Guerra Mundial. Contudo, não há registros documentados que comprovem o transporte desse tesouro.

O enigma do naufrágio

O luxuoso transatlântico encontrou seu destino trágico ao colidir com as rochas de Ilhabela. O capitão da embarcação, José Lotina, nunca teve seu corpo encontrado, o que alimenta ainda mais as teorias conspiratórias sobre o incidente.

Continua depois da publicidade

Com o passar do tempo, o naufrágio se tornou uma das histórias mais enigmáticas de tesouros perdidos no litoral de São Paulo.

O transatlântico era considerado o navio mais luxuoso da Espanha e tinha 150 metros de comprimento. Era composto por dezenas de confortáveis cabines, subdivididas em 1ª e 2ª classes, classe econômica e setor de imigrantes, que concentrava quase a metade das pessoas que estavam a bordo. 

Mais informações sobre o "Titanic brasileiro"

A bordo do navio, oficialmente, estavam 588 pessoas, sendo 193 tripulantes. No entanto, estima-se que havia mais pessoas, porque muitos imigrantes daquela época viajavam sem registros.

Continua depois da publicidade

Especula-se que a embarcação havia saído de Barcelona, na Espanha, com destino a Buenos Aires, na Argentina. Ela passaria por Las Palmas, Santos e Montevidéu até chegar ao seu destino.

Ouro escondido ou apenas um mito?

Expedições ao longo dos anos têm buscado localizar o suposto ouro no fundo do mar, mas sem sucesso.

Algumas teorias sugerem que o ouro pode ter sido descarregado em algum ponto entre as ilhas de Búzios e Vitória antes do naufrágio, o que explicaria a mudança repentina da rota do navio e sua colisão com os rochedos de Ilhabela. No entanto, essa hipótese nunca foi comprovada.

Continua depois da publicidade

Um fascínio que persiste

O mistério em torno do Príncipe de Astúrias transforma Ilhabela em um destino não apenas para turistas, mas também para aventureiros e caçadores de tesouros, todos em busca de pistas que possam levar a uma das maiores descobertas da história marítima brasileira. 

Se o ouro realmente existe, ele permanece como uma das maiores incógnitas ainda por resolver.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados