Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mutirões serão realizados até domingo (20) em vários bairros da região leste | Adenir Britto/PMSJC
A região leste de São José dos Campos recebe nesta semana a primeira Operação Casa Limpa de combate ao Aedes Aegypti de 2022. As ações do projeto da prefeitura irão ocorrer até domingo (20), e têm o objetivo de recolher inservíveis que servem de criadouro para o vetor da dengue, chikungunya e zikavírus.
Continua depois da publicidade
Os mutirões irão acontecer na Morada do Fênix, Jd. Castanheira 2, Capão Grosso 1 e 2, Chác. Bica D’Água, Chác. Portal do Céu, Jd. Sta. Lúcia, Rec. Dos Lagos, Morada do Sol, Chác. Majestic, Chác. Sta. Rita, Jd. Ebenezer, Chác. Boa Esperança, Pq. Nova Esperança, Vl. Matilde, Cambuca, Chác. Primavera 1 e 2, Sítio Encantado, Bom Retiro e Bairrinho.
Os agentes de Combate às Endemias visitarão os residências, de 14 a 18 fevereiro, para orientação sobre as medidas de combate ao mosquito e sempre que possível, serão recolhidos materiais e objetos que possam servir de criadouros. Os moradores serão orientados a deixarem os inservíveis em frente aos imóveis de quinta-feira (17) a domingo (20), das 7h às 12h, para que seja feito recolhimento.
Continua depois da publicidade
Neste fim de semana, as equipes do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) ainda farão visitas aos imóveis que estiveram fechados durante a semana. A ação também terá o apoio da SMC (Secretaria de Manutenção a Cidade), que fará a aplicação do fumacê na região.
Serão recolhidos latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água. Terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas não serão recolhidos.
A última edição da Operação Casa Limpa aconteceu no dia 15 de dezembro nos bairros Vista Verde, Jardim Diamante, Jardim Rodolfo e Jardim Motorama, onde foram recolhidos cerca de 1,8 tonelada de objetos que poderiam servir como criadouro do mosquito.
Continua depois da publicidade
A região que irá receber a Operação Casa Limpa de 2022 foi definida após a conclusão pela Prefeitura da primeira ADL (Avaliação da Densidade Larvária) do ano, que registrou um aumento de 0,60 no IB (Índice Breteau). Na região, foram encontrados caixas d'água, baldes, latas, pneus e plantas aquáticas como recipientes com maiores quantidades de larvas.
Apesar do aumento no IB, a cidade registra queda nos casos confirmados de dengue de 28, em 2021, para 21, neste ano.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade