Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O Inmet colocou o Estado, incluindo a capital, em perigo potencial para as chuvas intensas desde as 11h desta segunda-feira
29/11/2021 às 16:34
Continua depois da publicidade
Movimentação de pessoas no parque do Ibirapuera | Rubens Cavallari/Folhapress
A segunda feira começou com grande calor em grande parte do estado de São Paulo. Mas depois de dias de calor intenso, os paulistas deverão ter chuva e temperaturas mais baixas ainda no começo desta semana.
Continua depois da publicidade
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou o estado, incluindo a capital, em perigo potencial para as chuvas intensas desde as 11h desta segunda-feira (29).
De acordo com o órgão nacional existe probabilidade de chuva que varie entre 20 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia. Ainda são esperados tambémventos intensos, que possam atingir entre 40 e 100 km/h, a depender da região.
Continua depois da publicidade
O alerta é válido até as 11h desta terça (30). Ainda segundo com o Inmet, durante esse período, é recomendado ter cuidado com descargas elétricas e atenção para "estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos."
"Esses sistemas, geralmente trazem impacto, porque promovem a convergência do ar mais quente do Norte que se encontra com o ar frio do Sul", diz Helena Turon Balbino, meteorologista do Inmet, sobre a formação das fortes chuvas que estão previstas para São Paulo.
O Climatempo reforça que, além da cidade de São Paulo, não estão descartados temporais pontuais em áreas da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, região de Campinas e norte paulista.
Continua depois da publicidade
O instituto informa que, após uma segunda quente em todo o estado, ao longo desta terça (30) a temperatura não deve subir tanto por causa do excesso de nuvens e da chuva. Estão previstas mínima de 18°C e máxima de 23°C.
Na quarta-feira (1º), o ar seco deve voltar a ganhar força pelo estado, e as condições de tempo estáveis devem retornar. Ainda assim, as temperaturas ficam amenas até o fim da semana, com máximas variando entre 24°C e 26°C.
"No final de semana, o sol brilha forte, volta a predominar e faz calor. Não há previsão de chuva", afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
Continua depois da publicidade
No sábado, na capital paulista, a mínima prevista é de 15°C e a máxima, de 26 °C. Já no domingo as temperaturas variam entre 16°C e 24°C.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade