A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Prestes a registrar 150 mil mortos por Covid-19, SP tenta acelerar vacinação

Somando 149.810 óbitos e 4,3 milhões de casos de Covid-19, o Estado de São Paulo lança mão de ações para ampliar a vacinação em todo o território paulista

30/09/2021 às 16:20  atualizado em 30/09/2021 às 21:19

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estado terá "Dia V" da vacinação neste sábado

Estado terá "Dia V" da vacinação neste sábado | Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira 189 novas mortes pela Covid-19 em 24 horas. Com isso, o território paulista está prestes a completar 150 mil óbitos pela doença. Hoje a soma de mortes está em 149.810 e o número de casos confirmados é de 4.366.132 desde o início da pandemia.

Continua depois da publicidade

A taxa de ocupação dos leitos dedicados à doença é de 31,6% no Estado e de 39,7% na Grande São Paulo. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.  

A reportagem verificou também que as cidades paulistas com mais casos da doença são, nesta ordem: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

Macaque in the trees
dados quinta (30) - arte gazeta

Continua depois da publicidade

Medidas para acelerar a vacinação

A aproximação do recorde emblemático das 150 mil mortes fez com que o Governo de São Paulo anunciasse algumas medidas a fim de ampliar a vacinação no Estado. 

Na quarta-feira (22) foi anunciada a antecipação do intervalo da segunda dose da vacina Pfizer. Desde sexta-feira (24) o intervalo de segurança passou a ser de oito semanas, e não mais de doze semanas. A mudança provocou uma corrida aos postos de vacinação e acabou em grandes filas em algumas unidades da capital paulista.

Continua depois da publicidade

Na mesma semana, diversos postos da cidade de SP começaram a reportar falta de estoque do imunizante da AstraZeneca. Nesta terça-feira (28), a vacina produzida pela Fiocruz já havia acabado em 86% dos postos.

Em meio ao apagão iminente de vacinas, o Governador João Doria foi pressionado por profissionais da área da saúde a providenciar a dose de reforço aos trabalhadores do setor. Na quarta-feira (29), reconhecendo a urgência da demanda, ele anunciou que a terceira dose estará disponível para os profissionais a partir de 4 de outubro.

Nesta quinta (29), o Governo de São Paulo anunciou uma nova campanha para promover a vacinação no Estado. A iniciativa chamada de "Dia V" a iniciativa vai mobilizar no sábado (2) os postos de vacinação dos 645 municípios do Estado, oferecendo vacinação em horário comercial. O objetivo é ampliar a imunização completa, ajudando a atingir 100% da população.

Continua depois da publicidade

Atualmente cerca de 2% da população do território paulista ainda não tomou nenhuma dose da vacina, de acordo com dados do Vacinômetro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados