Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Medida do Governo de São Paulo também impacta,entre outras áreas, eventos sociais, culturais e esportivos
Continua depois da publicidade
Doria durante anúncio flexibilização das restrições de horário do comércio no estado de São Paulo | /Divulgação/Governo do Estado
De acordo com o novo anúncio, feito em coletiva de imprensa, o governo de São Paulo acabou com as restrições de horários desde a última terça-feira (17). Atualmente, todo o estado encontra-se na fase de transição do Plano SP – etapa que teve início em 9 de julho. Entre os dias 1º e 16 de agosto, comércio e demais atividades econômicas puderam funcionar com 80% da capacidade.
Continua depois da publicidade
A flexibilização acontece após o avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado e a queda no número de internações.
Apesar da nova medida, o governador do Estado, João Doria, pede para a população manter os cuidados contra a Covid-19. "Sigo recomendando o uso de máscara, álcool em gel e praticar o distanciamento social. O estado teve uma queda substancial dos índices devidos aos protocolos de saúde", disse.
Eventos com aglomerações – casas noturnas, shows de médio e grande porte, competições esportivas com público, etc – continuam proibidos em todo o estado, com possibilidade de reabertura condicionada aos resultados de eventos-modelo sob supervisão das autoridades de saúde e averiguação pelo Centro de Contingência do Coronavírus.
Continua depois da publicidade
O governo de SP mantém a recomendação de escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias. Também seguem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, condicionadas ao cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social.
Somente após todos os adultos vacinados com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19, o estado de São Paulo encerrará os limites de horários das atividades econômicas. O governo classificou essa fase do Plano SP como "retomada segura".
A expectativa do governo é eliminar todas as restrições de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas mantendo as regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene em vigor no estado.
Continua depois da publicidade
Na retomada segura, as regras gerais e setoriais de segurança sanitária continuarão as mesmas da fase de transição e são válidas para Igaratá e os demais 644 municípios do estado. As prefeituras deverão manter a autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.
De acordo com a Secretaria da Saúde, a campanha de vacinação em São Paulo já protegeu 75,9% da população adulta com ao menos uma dose de imunizantes contra a Covid-19. O esquema vacinal completo já foi aplicado a 27,2% dos adultos em todo o estado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade