A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Adaptador de plugue e tomada lidera ranking de reclamações em São Paulo

Ipem-SP divulgou números de atendimentos com clientes insatisfeitos de janeiro a julho

Gustavo Cavalcante

12/08/2021 às 09:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Levantamento apontou que adaptador de plugue e tomada liderou o número de reclamações procedentes

Levantamento apontou que adaptador de plugue e tomada liderou o número de reclamações procedentes | /Divulgação

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria da Justiça do Estado, órgão do Inmetro, divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a julho deste ano.

Continua depois da publicidade

No total, foram 1.450 atendimentos. Desses, 755 estão  relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 695 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição. Desses, 418 casos foram fiscalizados e concluídos e 277 se encontram em andamento, além de 123 reprovados.

Entre as reclamações, o adaptador de plugue e tomada liderou com maior incidência de reprovações, mas apenas 61 dos casos (19,6%) eram procedentes.

Um outro problema em destaque foi a segurança em aparelhos eletrodomésticos com 44 denúncias, sendo 11  procedentes, assim como dispositivos elétricos de baixa tensão, entre eles, conectores, lâmpadas, luminárias e extensão elétrica do tipo enrolada, com 27 reclamações, 12 procedentes, o que representou 75%

Continua depois da publicidade

Balanças, brinquedos, dispenser de GNV, inspeção técnica de manutenção de extintores de incêndio, fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, bebedouros, lâmpadas LED, produtos têxteis, colchões, carne bovina, extintores de incêndio, entre outros, foram denunciados. No entanto, não foram reprovados após fiscalização e perícia, produtos têxteis, colchões e extintores de incêndio.

Ao suspeitar uma possível irregularidade contra o consumidor, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados