Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Vacinas serão direcionadas para os municípios paulistas vacinarem o público-alvo de 30 a 34 anos, que começam a imunização na próxima segunda
Continua depois da publicidade
Moradora é vacinada em Taboão da Serra, na Grande São Paulo | Arquivo pessoal
O Governo de São Paulo encaminhou nesta quinta-feira 2,7 milhões de doses de vacina CoronaVac para os 645 municípios do Estado para a continuidade da campanha de imunização contra Covid-19. O secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, acompanharam a saída dos caminhões no Centro de Distribuição e Logística da pasta estadual.
Continua depois da publicidade
Este primeiro lote faz parte de uma compra de 30 milhões de doses extras que o governo do Estado adquiriu da Sinovac. Outras 1,3 milhões de doses devem chegar ao Brasil até o fim deste mês.
“São vacinas prontas e que vão garantir o cumprimento do cronograma de imunização do estado de São Paulo, que aplicará pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19 em toda a população adulta até o dia 20 de agosto”, disse Gorinchteyn.
Continua depois da publicidade
Estas vacinas são direcionadas para os municípios vacinarem o público-alvo de 30 a 34 anos de idade, que começa a imunização na próxima segunda-feira (19). Nesta quinta começou a vacinação em todo o Estado das pessoas entre 35 e 36 anos, segundo o calendário do PEI.
No início desta semana o Governo de SP encaminhou para os municípios outras 2 milhões de doses para a imunização das pessoas com 35 e 36 anos e para a segunda dose das pessoas com 63, 65 e 66 anos de idade.
Redução de mortalidade
Continua depois da publicidade
O governador João Doria (PSDB) anunciou na tarde desta quarta-feira que a ampliação da vacinação levou a uma redução de 46% da mortalidade de pessoas internadas em hospitais com Covid-19 no estado de São Paulo, conforme análise dos indicadores de fatalidade de março e junho. A queda acentuada da mortalidade, disse Doria, é fruto do avanço da vacinação em todo o Estado.
“É uma grande notícia. A proporção dos pacientes que morriam depois de internados era de 35% em março, pico da segunda onda da pandemia. Caiu para 19% em junho”, afirmou o governador.
Junho registrou a taxa de letalidade mais baixa do ano entre os hospitalizados: 19%, com 7.004 pacientes que morreram mesmo recebendo assistência devido à gravidade clínica. Este número é três vezes menor que o registrado em março, quando a taxa foi a mais alta do semestre – de 35%, equivalente a 23.427 mortes entre os internados.
Continua depois da publicidade
Até agora, 62% dos adultos paulistas já receberam pelo menos uma dose de vacinas contra a Covid-19. A estimativa do governo paulista é que nesta quinta-feira (15) o Estado alcance à marca de 30 milhões de doses aplicadas.
“Isso mostra o impacto da vacinação, e essa redução (da letalidade) será ainda maior à medida que progredirmos a vacinação para mais faixas etárias”, disse o secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade