Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Para sobreviver aos impactos da pandemia do novo coronavírus, resorts e acampamentos precisaram se reinventar e oferecer novos serviços
Continua depois da publicidade
O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus | / DIVULGAÇÃO
O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), desde março de 2020, o prejuízo do setor já ultrapassa R$ 312 bilhões.
Continua depois da publicidade
Para contornar a crise, cerca de 40% dos resorts brasileiros passaram a oferecer uma nova modalidade de hospedagem: o resort office, que busca atender as necessidades de famílias que querem mudar de ares, mas precisam continuar trabalhando e estudando, enquanto desfrutam dos serviços de hospedagem. No estado de São Paulo, a tendência chegou a 70% dos estabelecimentos, conforme revela a Resorts Brasil, a Associação Brasileira de Resorts.
“As estruturas de eventos foram adaptadas com novos protocolos de segurança. Em alguns empreendimentos, a equipe de colaboradores foi reforçada para atender essas novas demandas, como a contratação de uma profissional para auxiliar as crianças com dúvidas na escola, uma nutricionista para acompanhar os hóspedes e um suporte de TI para os pais que optaram por fazer o home office no resort”, explica Ana Biselli, presidente da Resorts Brasil.
Continua depois da publicidade
Tendência que veio para ficar
Um dos estabelecimentos que optou por essa nova forma de hospedagem é o Novotel Itu Golf Resorts, da Accor, localizado na cidade de Itu-SP. Sem nenhuma taxa extra, quem se hospeda no resort pode desfrutar de dois programas que surgiram depois da pandemia: o “Work from Anywhere” e o “Cantinho do Estudo”. No primeiro, os hóspedes contam com salas com mobília confortável, internet de alta velocidade gratuita, água e cafezinho; enquanto no segundo, focado nas crianças, é oferecido mobiliário adequado, internet gratuita, água e frutas.
“As grandes crises sempre trazem algo positivo, e a crise atual trouxe uma aceleração das tendências. Acredito que teríamos levado uns 10 anos para chegar nessa realidade sem o advento dessa pandemia”, diz Gisele Ruiz, gerente de vendas e distribuição do hotel.
Continua depois da publicidade
Para o Clara Ibiúna Resort, em Ibiúna-SP, a tendência veio para ficar. O estabelecimento já possuía espaços para reuniões, mas aprimorou o serviço com o aumento da demanda, melhorando a estrutura da internet e adquirindo mesas e cadeiras ergonômicas para as acomodações.
Leia Mais
Trabalho em home office tende a continuar após fim da pandemia
Continua depois da publicidade
Pandemia transforma salões de festas em coworking
“Os hotéis precisaram se reinventar neste novo momento, procurando atender todas as novas demandas de seus hóspedes. Sejam em biossegurança como em novos serviços e atividades para atender as necessidades de cada hóspede”, ressalta Luis Antonio de Faria Braga, gerente comercial do Clara Ibiúna Resort.
Continua depois da publicidade
Acampamentos viram hotéis de luxo
Além dos resorts, os acampamentos também tiveram que se adaptar durante a pandemia. Acostumados a receber jovens e crianças em excursões escolares, muitos passaram a apostar nas famílias, como o Sítio do Carroção, em Tatuí-SP, que recebia, em média, 400 alunos por dia.
“O Hotel Carroção não existia. Nós somos um acampamento de férias que se tornou um hotel durante a pandemia. Passamos de buffet infantil para restaurante de alta gastronomia, de beliches para camas com enxoval fino, tudo deu certo, mas pretendemos voltar às origens, quando tudo retornar à normalidade”, explica Flávia Stopiglia, relações públicas do Carroção.
Continua depois da publicidade
Outro acampamento que viu o seu público mudar foi o RepLago, em Leme-SP, que também apostou nas famílias, inclusive com serviços de “home resort”. “Com a pandemia, passamos a receber famílias regularmente (antes era algo excepcional, que acontecia uma ou duas vezes ao ano). As adaptações foram muitas: os chalés ganharam frigobar, chaleira elétrica e cama king size, além de mesa e cadeira para trabalho ou estudo à distância. Nosso escritório, inaugurado em 2019, agora está disponível para os hóspedes. O espaço é amplo e, além das estações de trabalho na área comum, há duas salas privativas. Durante as refeições, o buffet é protegido por uma vitrine de vidro, e um membro da nossa equipe, com EPI, monta o prato de cada hóspede. As mesas são fixas para cada família e com distanciamento. As atividades ao ar livre são prioridade, funcionam para cada família isoladamente, com agendamento e são higienizadas entre um uso e outro”, finaliza Lúcia Ribeiro Luz, gerente de marketing e vendas do RepLago.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade