A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Pesquisa: Para 80% dos santistas, turistas atrapalham o trânsito

O levantamento é dividido em três grupos de perguntas: o perfil dos participantes, a avaliação que fazem sobre o turismo na cidade e as perspectivas para os próximos anos

Matheus Herbert

17/02/2021 às 10:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
80,68% dos entrevistados responderam que o tráfego de visitantes afeta negativamente o deslocamento em estradas e ruas

80,68% dos entrevistados responderam que o tráfego de visitantes afeta negativamente o deslocamento em estradas e ruas | NAIR BUENO/DL

Santos foi um dos destaques da Pesquisa de Percepção do Turismo, feita pela Secretaria de Turismo do Estado. Para 80,68% dos santistas entrevistados, o tráfego de visitantes afeta negativamente o deslocamento em estradas e ruas. Por outro lado, 93,56% informaram que o turismo é bom para os moradores e para a cidade, inclusive economicamente e para a geração de empregos.

Continua depois da publicidade

O levantamento é dividido em três grupos de perguntas: o perfil dos participantes, a avaliação que fazem sobre o turismo na cidade e as perspectivas para os próximos anos.

Leia mais:

Sobre o perfil, 67,82% das respostas foram de mulheres, nas faixas etárias de 30 a 39 anos (21,59%) e 25 a 29 (20,08%), 7,95% informaram ter o ensino médio, 26,64% a renda familiar entre 5 e 8 salários mínimos e 74,90% não trabalham diretamente com turismo.

Continua depois da publicidade

Sobre a avaliação, 93,56% informaram que o turismo é bom para os moradores e para a cidade, inclusive economicamente e para a geração de empregos. Já nos itens que avaliam o impacto do turismo na cidade, 45,66% acreditam que a presença de visitantes não prejudica a utilização das atrações pelos moradores, 36,22% não veem impacto negativo nos recursos naturais, 53,03% não acreditam que o setor dificulte ou impacte na busca por moradia, e 80,75% acreditam que o turismo ajuda a preservar a cultura.
Em um destaque negativo, 80,68% das pessoas pesquisadas responderam que o tráfego de visitantes afeta negativamente o deslocamento em estradas e ruas.

Com relação à expectativa para os próximos dez anos, 45,28% dos moradores esperam que a cidade receba mais visitantes.

"Os moradores são impactados diretamente pelas atividades turísticas", lembrou o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. "E por isso suas opiniões são fundamentais para o desenvolvimento do setor".
Em todo o Estado, a Pesquisa de Percepção do Turismo recebeu 11.252 formulários, preenchidos por moradores de 183 cidades - São Paulo tem 210 municípios turísticos.

Continua depois da publicidade

Mulheres, entre 30 e 39 anos, renda familiar acima de cinco salários-mínimos e nível superior completo. Esse foi o perfil médio dos participantes em todo o Estado. A maioria dos moradores acredita que o Turismo beneficia a economia (94,2%), gera empregos (91,2%), ajuda a preservar a cultura (85%) e contribui positivamente com a qualidade de vida dos habitantes (84,4%).

Para 21 dos 183 municípios, incluindo Santos, a Secretaria entregou em fevereiro o relatório individualizado, com a opinião de seus moradores. Todas as demais receberão o relatório regional. O apoio e a participação das estruturas municipais - como conselhos de turismo, diretorias ou secretarias — foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados