Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Os sangues O-, O+, A-, A+ e B- são suficientes para menos de um dia; saiba mais informações sobre doação em prosangue.sp.gov.br
Continua depois da publicidade
Para doar sangue, é necessário apenas que o doador pese mais de 50 quilos e esteja em boas condições de saúde | /Agência Brasil
A Fundação Pró-Sangue faz um apelo por mais doações de sangue no estado de São Paulo. Neste momento, segundo a instituição, os seus estoques estão operando com 30% da capacidade. Os sangues O-, O+, A-, A+ e B- estão em estado de emergência, ou seja, são suficientes para menos de um dia. Já o tipo B+ está crítico, dando suporte ao abastecimento por 1 dia.
Continua depois da publicidade
De acordo com a fundação, com o cancelamento do ponto facultativo no estado de São Paulo e das festas de Carnaval, os locais para doação de sangue funcionarão normalmente nesta semana. Para ver dias e horários de atendimento, acesse prosangue.sp.gov.br.
Leia mais:
Nas últimas semanas, a Pró-Sangue registrou uma queda significativa na doação. A pandemia contribuiu para este cenário, mas a doação de sangue continua sendo segura. A fundação informa que segue rigorosamente todos os protocolos recomendados e mantém as boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus.
Continua depois da publicidade
A Pró-Sangue alerta também sobre a importância de a população doar sangue antes da vacinação contra a Covid-19, devido a um período de inaptidão das vacinas: 48 horas, no caso da Coronavac; e de 7 dias, para a Oxford.
Para doar sangue é muito simples. O candidato deve fazer o agendamento pelo site. A sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta, pois o tempo de espera no atendimento é menor.
Aliado a isso, o candidato deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
Continua depois da publicidade
Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.
Todas estas informações encontram-se disponíveis no site www.prosangue.sp.gov.br. Para demais dúvidas, consultar o Alô Pró-Sangue (11 4573-7800).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade