A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Lojistas acreditam que haverá queda nas vendas de Natal, diz Sindilojas

53% dos comerciantes acreditam que as vendas ficarão inferiores ao período de 2019; parte dos entrevistados acredita que 2021 será melhor

18/12/2020 às 09:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Para 33% dos entrevistados, o faturamento permanecerá igual e 14% estão otimistas, acreditando que as vendas melhorarão

Para 33% dos entrevistados, o faturamento permanecerá igual e 14% estão otimistas, acreditando que as vendas melhorarão | /ABR

A Black Friday deste ano sofreu uma queda no faturamento e o período de Natal não deve ser diferente, de acordo com a pesquisa do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP). Para 43% dos lojistas, as vendas pioraram durante a Black Friday de 2020. Para 18%, as vendas foram similares nos dois períodos e 8% relataram que houve melhoria nas vendas.

No caso do Natal, 53% dos comerciantes acreditam que as vendas ficarão inferiores ao período de 2019. Para 33%, o faturamento permanecerá igual e 14% estão otimistas, acreditando que as vendas melhorarão. Questionados sobre as vendas em geral no ano de 2020, 63% dos comerciantes afirmaram que pioraram, 27% que permanecem iguais e 10% que melhoraram.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

Natal deve movimentar R$ 237 milhões no comércio do ABC

Ceia de Natal está em média 30% mais cara neste ano

2021

Para 74% dos entrevistados, a expectativa é que as vendas melhorem em 2021. Contudo, 12% acreditam que serão ainda piores do que no ano corrente. 8% acham que serão similares à 2020 e 6% não souberam responder.

“Nossa pesquisa trouxe um cenário vivido por muitos de nós, lojistas: um ano de dificuldades, aprendizados e superações. Embora usualmente o primeiro trimestre seja de vendas fracas, ainda assim estamos otimistas em relação à 2021. Mas do que nunca precisaremos nos unir e buscar soluções conjuntas. Um exemplo prático é a SAMPA WEEK que vem trazer uma luz no fim do túnel para o início de 2021, evitando o fechamento de empresas e consequentemente mais desempregos”, ressalta o lojista e diretor do sindicato, Aldo N. Macri.

Pesquisa

A pesquisa ouviu 105 empresas durante os dias 03 e 15 de dezembro. 47% das empresas que responderam à pesquisa são do segmento de Vestuário e Acessórios; 13% de Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal; 8% de Utilidades Domésticas e Produtos de Limpeza; 8% de Móveis e Colchoaria; 7% de Relojoarias e Souvenires, 5% de Departamentos e Magazines; 5% de Tecidos e Armarinhos; 4% de Artigos Esportivos, de Caça, Pesca e Camping; 2% de Petshops e 1% de Brinquedos e Artigos Recreativos.


Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados