A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Um ano para esquecer: A retrospectiva do Santos em 2023

Nesta temporada , a equipe sofreu com as mudanças de comando técnico. Ao todo, a gestão de Rueda, nesse último intervalo de tempo, contou com cinco treinadores

Igor de Paiva

31/12/2023 às 12:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O ano trágico para a equipe do litoral teve eliminações precoces no Campeonato Paulista, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil

O ano trágico para a equipe do litoral teve eliminações precoces no Campeonato Paulista, na Copa Sul-Americana e na Copa do Brasil | Raul Baretta/ Santos FC

O 111° ano da história do Santos Futebol Clube terminou de uma maneira trágica e melancólica para o torcedor alvinegro. O time amargou a  décima sétima colocação do Campeonato Brasileiro de 2023 e foi rebaixado para a Série B pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesta temporada , a equipe sofreu com as mudanças de comando técnico. Ao todo, a gestão de Rueda, nesse último intervalo de tempo, contou com cinco treinadores. Além do interino, Claudiomiro Santiago, Odair Hellmann, Paulo Turra, Diego Aguirre e Marcelo Fernandes estiveram à frente do comando do time. 

A falta de continuidade à beira do campo resultou em um time que sofreu bastante defensivamente. Ao todo, o Santos sofreu 93 gols em todas as quatro competições que disputou. No outro lado da moeda, o setor ofensivo do clube marcou apenas 57, o que deixou a marca negativa de 36 gols no saldo de gols.  

Continua depois da publicidade

PAULISTÃO.

Dentro do torneio estadual, o alvinegro praiano passou perto de ter o mesmo destino que teve na principal competição nacional do Brasil. Membro do grupo A, que também contou com os classificados Bragantino e Botafogo-SP, além do Inter de Limeira, o clube ficou na terceira colocação e não avançou para as fases decisivas. 

Já na classificação geral, o Santos ficou na décima primeira colocação a quatro pontos do primeiro rebaixado no torneio.

Continua depois da publicidade

COPA DO BRASIL E SULA.

A competição mata-mata foi de certa maneira um ponto fora da curva dentro da campanha santista. Apesar de ter sido eliminado nas oitavas de final, contra o Bahia, a equipe tomou somente um gol. No entanto, foi justamente esse que levou o confronto para os pênaltis que culminou na classificação do clube nordestino para as quartas de final. 

O clube também participou de uma competição continental em 2023, a sul-americana. No entanto, houve a repetição de atuações de baixo nível e  o  Santos terminou em terceiro no seu grupo, sendo eliminado após confrontos contra Audax Italiano, Newell 's Old Boys e Blooming. 

Continua depois da publicidade

BRASILEIRÃO.

A edição de 2023 do maior campeonato nacional do país foi marcante para o clube paulista. Pela primeira vez em sua história, o Santos figurou entre os quatros times que desceram para a segunda divisão. 

O duelo contra o Internacional se tornou símbolo da queda do time. Jogando fora de casa, no Beiro-Rio, o Santos foi goleado por 7 a 1. 

Continua depois da publicidade

Apesar do resultado extremamente negativo, o time, que era liderado por Marcelo Fernandes naquele momento, chegou vivo à última partida. No entanto, com a derrota na frente dos seus torcedores por 2 a 1 contra o Fortaleza, o time foi rebaixado. 

Após a confirmação da queda, os arredores da Vila Belmiro foram bem afetados pela manifestação nada pacífica de parte da torcida do Santos. O vandalismo vitimou ônibus e veículos com o fogo, além de atrapalhar a logística do bairro.  

No total, o alvinegro fez apenas 43 pontos, amargando a décima sétima posição. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados